AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ELEMENTO CONSTITUINTE DO PROCESSO EDUCATIVO
Resumo
O presente Produto Educacional corresponde à descrição textual dos fundamentos e recomendações para aplicação de
uma oficina temática sobre avaliação da aprendizagem. Resulta do processo de investigação científica intitulado
“Concepções dos educadores do IFC-Brusque sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio
Integrado”. O referido estudo buscou compreender as concepções dos educadores do IFC-Brusque sobre a avaliação da
aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio Integrado (EMI), bem como, elaborou e aplicou uma oficina, como
Produto Educacional. Dessa forma, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, qualitativa e de natureza básica, sendo
utilizados para a coleta dos dados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de
questionários, anotações em diário de bordo e aplicação do Produto Educacional. Para compreensão das informações
coletadas foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os educadores apresentam concepções
avaliativas classificatórias, diagnósticas e formativas. Ainda foi evidenciado predomínio da avaliação formativa de
inspiração behaviorista e da avaliação formativa fundamentada em concepções cognitivistas e construtivistas. Tais
aspectos apontam para uma dissociação entre o ensino e as ações avaliativas, ou seja, a concepção da avaliação como
elemento desvinculado do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os educadores entendem ser necessário
intensificar as devolutivas aos discentes sobre seus desempenhos nas atividades avaliativas, para promover uma maior
responsabilização do estudante por sua aprendizagem e desenvolvimento. Por outro lado, a aplicação da oficina sobre
avaliação da aprendizagem junto aos participantes, possibilitou uma reflexão, ao mesmo tempo, individual e coletiva.
Ainda que os participantes tenham avaliado a oficina positivamente, é importante considerar que uma atividade
realizada em um período curto, não possibilita uma formação completa, no sentido de uma mudança concreta nas
práticas educativas dos participantes. Nesse sentido, compreendemos que o impacto da oficina na compreensão dos
participantes pode ser considerado um bom início para uma construção coletiva com aspectos de formação concreta.
Portanto, se a atividade sobre avaliação da aprendizagem ocorrer de forma única e isolada, sem estar ligada a outras
ações, perde-se essa linha de construção do conhecimento, pois ainda se faz necessário que o conhecimento científico
sobre avaliação da aprendizagem se torne uma ação cotidiana na práxis dos educadores do IFC-Brusque.