CRIAÇÃO DE UM SISTEMA WEB PARA O SISAE
Resumo
O Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (SISAE) é o setor
responsável por dar suporte ao aluno, promovendo sucesso acadêmico, bem-estar, saúde
e inclusão. Apesar disso, o setor lida com desafios constantes como o agendamento de
horários satisfatórios de atendimento para todas as partes interessadas, o acesso
centralizado a informações pertinentes e a realização de registros uniformemente. Dessa
forma, o presente trabalho, que faz parte de um projeto da matéria de Pesquisa e
Extensão do curso de Ciência da Computação, tem como objetivo melhorar a qualidade
dos serviços do SISAE para todos que consultam o setor, bem como facilitar parte de
seus processos. Assim, propõe-se a criação de um Sistema Web que segue boas práticas
de acessibilidade, usabilidade e segurança da informação a fim de melhorar os
processos do setor do SISAE e resolver os desafios relatados. Para tanto, o projeto tem
como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, a fim de familiarizar
os autores com os temas propostos. Por outro lado, a implementação do projeto faz uso
da metodologia ágil de desenvolvimento, que proporciona flexibilidade e dinamismo.
Nesse sentido, pretende-se realizar ciclos curtos de desenvolvimento e validação com
cerca de 14 a 21 dias e acompanhamentos frequentes com o setor, a fim de validar as
entregas por meio de formulários e entrevistas, consideradas nos ciclos seguintes. Até o
momento, foi realizada uma conversa inicial com o SISAE para definição de escopo e
levantamento de requisitos, onde os principais pontos de dificuldade foram notados. Em
seguida, estipulou-se a criação de módulos do sistema que resolvam essas dificuldades:
agendamento de atendimentos, cadastro de anotações, registro de ocorrências e perfil
acadêmico do aluno. Em seguida, estipulou-se um cronograma que considera cada parte
do sistema, dividindo-se nos ciclos curtos. Por fim, foi criado o esboço das telas e da
identidade visual do sistema, a ser seguido a partir do primeiro ciclo de
desenvolvimento. Dessa forma, espera-se que o projeto auxilie toda comunidade do IFC, incluindo alunos, pais, assim como pessoas com necessidades especiais e quepossa ser mantido pelos próximos alunos da instituição.