DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCACIONAL VISANDO ENSINAR CONCEITOS ACERCA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Autores

  • Bruno Maffezzoli Rodrigues IFC - Campus Blumenau
  • Davi Gabriel Krueger IFC - Campus Blumenau
  • Heloisa Loos Pasta IFC - Campus Blumenau
  • Yasmin Victória Alves de Souza IFC - Campus Blumenau
  • Luiz Ricardo Uriarte IFC - Campus Blumenau

Resumo

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito global, marcada por grandes batalhas envolvendo o exército de
diversos países, entre os anos de 1939 e 1945. Outrossim, diversos acontecimentos, tais como o Holocausto e o
lançamento das bombas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, ficaram fixados na história da humanidade.
À vista disso, com o propósito de compreender a importância da Segunda Guerra na história da humanidade,
"World War II: The Last Chance" baseia-se em acontecimentos reais, obtendo de um final pré-escrito, seguindo
os principais fatos. Por conseguinte, o jogo apresentará três das principais batalhas ocorridas durante a guerra.
Isto posto, a primeira fase será iniciada a partir de uma cutscene explicitando a “Invasão da Polônia”. Nesta,
expressará as tropas que tomaram conta do vilarejo polonês no final da década de 30. Ademais, a segunda fase
seguirá o mesmo processo, ensinando os precedentes sobre a “Batalha de Stalingrado”, logo iniciando a partida.
Por fim, a terceira fase do “World War II: The Last Chance” se passará durante o lançamento das bombas
atômicas de Hiroshima e Nagasaki. À partir disso, o personagem terá como princípio escapar dos destroços
espalhados pelas bombas. Para realização do projeto, está em uso o ambiente de desenvolvimento integrado
Visual Studio Community, que obtém de um suporte avançado para o seguimento do jogo. Ainda assim, com
objetivo de proceder com a programação, a linguagem CSharp, mais conhecida como C#, utilizada a partir da
ferramenta Unity e realizada através de scripting. Ainda assim, para a organização e armazenamento dos
códigos foi adotada a plataforma de hospedagem GitHub. Além disso, para a criação de animações, a ferramenta
on-line Piskel é acionada, na qual é responsável pelo auxílio na criação de pixel arts, essenciais para o
seguimento do “World War II: The Last Chance”. Nesse sentido, o projeto se caracteriza com foco em
desenvolver o interesse de jovens sobre a história da sociedade à partir do momento que se utiliza da tecnologia
e diversão baseada na programação para se construir um elo de aprendizado com o passado e resultar em
mudanças de pensamentos e ações no presente.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Rodrigues, B. M., Krueger, D. G., Pasta, H. L., Souza, Y. V. A. de, & Uriarte, L. R. (2023). DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCACIONAL VISANDO ENSINAR CONCEITOS ACERCA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4839