DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCACIONAL VISANDO O RESGATE DO FOLCLORE BRASILEIRO

Autores

  • Aline Amaral de Souza IFC - Campus Blumenau
  • Haidy Jandre IFC - Campus Blumenau
  • Lucas Eduardo Kreuch IFC - Campus Blumenau
  • Luiz Ricardo Uriarte IFC - Campus Blumenau

Resumo

Quando se trata da presença do Folclore na educação infantil, ele se torna mais notável, porém, tal assunto tem
se perdido na memória das pessoas, e se encontra menos presente no dia a dia do brasileiro. Com isso, o projeto
constitui-se no desenvolvimento de um jogo bidimensional de aventura/exploração, nomeado de Guardiões do
Folclore, com o intuito de trazer de volta essa identidade da nação, desenvolvendo uma estratégia para a
aprendizagem da história do folclore de forma divertida. O jogo em produção pretende explorar e ajudar a
resgatar os personagens do folclore de determinada região do Brasil que está sendo explorada, para isso é
preciso encontrar o folclore perdido no mapa, por meio de interações com os NPCs (Non Playable Character),
que irão conceder informações/pistas do local onde poderão encontrar os folclores. Possui como inspiração os
jogos de estilo aventura como Stardew Valley e Core Keeper, caracterizados pela interação com outros
personagens e da exploração do cenário, onde o jogador pode se mover pela tela em todas as direções. O usuário
irá iniciar o jogo após clicar na opção Jogar que está presente no menu principal, sendo direcionado para a
interface de escolha do personagem, no qual poderá escolher entre o Leonardo e Maria, nomes característicos do
Brasil. Em seguida, o jogador será direcionado para o mapa, onde o personagem será posicionado no centro da
tela, permitindo o personagem explorar o mapa e interagir com os NPCs em busca dos folclores perdidos, pausar
e voltar ao menu durante o jogo, além de ter a presença de efeitos sonoros para melhorar a experiência do
jogador. Para o desenvolvimento do projeto, está sendo utilizado as ferramentas como: Visual Studio 2022 -
ferramenta de desenvolvedor, as plataformas Pixilart e Pyxeledit para a elaboração dos sprites, a linguagem C#
para a programação, DirectX - coleção de APIs, uso do Github como repositório de código, Gimp para edição de
imagens e a Unity - motor de jogo. O projeto está em processo de elaboração da região Sul, e conta com mais
outras fases que representam as regiões do Brasil, sendo o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, com
características vegetais e culturais de cada área do país. Além disso, todas as fases possuem três folclores que
estarão perdidos pelo mapa, e cada personagem é característico/baseado nas histórias populares e tradições
culturais da região, como, por exemplo: o Saci-Pererê da região Sul, Anhangá do Sudeste, Nego D’Água da
região Centro-Oeste, Curupira do Norte e Barba Ruiva do Nordeste. Ademais, com o projeto, está sendo
desenvolvido um Game Design Document (GDD), no qual cada detalhe do jogo é documentado, sendo
atualizada a cada nova mudança na elaboração do jogo, para versões mais recentes. Pode-se concluir que o jogo
trouxe maior experiência para todos do grupo, buscando adquirir o conhecimento das culturas e vegetação do
Brasil com referência em livros e artigos, além de aprimorar os estudos em programação de outras linguagens e
melhores métodos de escrita de documentações.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Souza, A. A. de, Jandre, H., Kreuch, L. E., & Uriarte, L. R. (2023). DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCACIONAL VISANDO O RESGATE DO FOLCLORE BRASILEIRO. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4838