DO DESCARTE À REUTILIZAÇÃO DO PAPEL: UM PROJETO DIDÁTICO DO PIBID NA EBM PROFA. ALICE THIELE
Resumo
A criação do projeto didático “Do descarte à reutilização do papel” surgiu a partir da
constatação do considerável desperdício de papel na Escola Básica Municipal Alice
Thiele por parte da turma do 5o ano. Com essa percepção, decidiu-se abordar a temática
da sustentabilidade, com ênfase nas práticas de descarte e reutilização do papel, através
de uma iniciativa vinculada ao PIBID. Ele visa conscientizar os estudantes sobre a
relevância da sustentabilidade através da reciclagem, redução e reutilização do papel na
escola, fomentando a construção do pensamento crítico através de situações cotidianas.
Foi implementado de junho a agosto na escola parceira, com a participação de 25 alunos
do 5o ano no turno matutino. Foram apresentados conteúdos de sustentabilidade
ancorados nos princípios dos 3 R’s - reciclar, reduzir e reutilizar - além dos diferentes
tipos de materiais e suas características, impactos ambientais e soluções de descarte. As
metodologias adotadas foram interdisciplinares, lúdicas e participativas, incluindo
questionários diagnósticos, atividades em grupo, produção de textos, criação de mapas
mentais e uma oficina prática de reciclagem, incluindo a produção de papel machê.
Essas ações revelaram um notável interesse dos estudantes, sobretudo nas oficinas
práticas de reciclagem. As ações proporcionaram uma ampliação significativa da
compreensão dos alunos sobre conceitos e princípios de sustentabilidade e reutilização
do papel, notavelmente quando eles tiveram a oportunidade de apresentá-lo para turmas
do Ensino Fundamental I. A iniciativa também ganhou reconhecimento ao ser levada
para a III Mostra de Trabalhos da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau e o
VI Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, onde recebeu um certificado de
destaque. Com a participação no programa PIBID representou não apenas uma
oportunidade de educação ambiental, mas também um ambiente de aprendizado e
desenvolvimento para as bolsistas, que experimentaram a docência, a criatividade, a
adaptabilidade e o trabalho em equipe no planejamento das atividades. A conexão entre
formação, planejamento e docência enriqueceu a integração entre teoria e prática ao
longo do projeto, reforçando a importância da abordagem multidisciplinar na educação
sustentável.