DOS CENÁRIOS AOS BASTIDORES DA EJA-EPT: UMA HISTÓRIA DE RESILIÊNCIAS, (RE)COMEÇOS E RESSIGNIFICAÇÕES
Resumo
Este Produto Educacional, intitulado “Dos cenários aos bastidores da EJA-EPT: uma história de resiliências, (re)começos e ressignificações”, conforme o documento de área da CAPES, se enquadra na categoria de material textual, em formato HQ. Foi
desenvolvido a partir da dissertação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), “Cenários e bastidores da implantação do Proeja no Instituto Federal Catarinense”, uma pesquisa objetivando compreender e analisar os
motivos que levaram o IFC, a partir do estudo de três campi (de Rio do Sul, Santa Rosa do Sul e Camboriú), a não atingir os índices preconizados pelo Decreto 5.840/2006. A metodologia utilizada foi qualitativa, de cunho exploratório e empírico, com entrevistas
semiestruturadas com gestores, docentes e egressos do Proeja. Integra a linha de pesquisa “Práticas educativas em educação profissional e tecnológica”, dentro do macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na
educação profissional e tecnológica”. O público-alvo deste produto educacional são os alunos da EJA do IFC, com o propósito de acolher, incentivar, e dirimir as dúvidas frequentes referente ao curso na modalidade EJA-EPT. Seu roteiro foi inspirado em
entrevistas com egressos do EJA-EPT (PROEJA) dos Campi em estudo relacionando suas trajetórias de vida. Possui enredo e personagens, cenas e cenários, como também, os bastidores. A validação do PE foi realizada junto aos docentes, gestores e egressos,
por meio do formulário eletrônico Google forms, com o link da HQ. Os resultados demonstraram o preconceito com o público da EJA e a necessidade de maior divulgação dos cursos na modalidade EJA no IFC. A proposta é que o Produto Educacional atenda
ao público-alvo da EJA-EPT criando uma interface de comunicação de valores sociais diante dos desafios da atualidade, com a divulgação da HQ em todos os Campi do IFC e na Rede Federal.