EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE CUNHO NACIONAL EMANCIPATÓRIO: UM GUIA FORMATIVO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS RELAÇÕES DO TRABALHO, DA CIÊNCIA, E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO AMBIENTAL BRASILEIRO
Resumo
O produto educacional consiste na proposta de ensino e material textual materializado num guia
formativo com o objetivo de auxiliar educadores e professores a se apropriarem e desenvolverem, com
estudantes de ensino médio integrado, os conteúdos e proposta teórico-metodológica de uma sequência
didática de educação ambiental crítica de cunho nacional emancipatória que problematize e contextualize
de maneira crítica os conceitos, relações, condições, e desenvolvimento histórico das contradições e
dimensões ambientais das práticas sociais do trabalho, da ciência, e da tecnologia perante o contexto
ambiental brasileiro e às práticas educativas hegemônicas no ensino da educação profissional e
tecnológica e das teorias hegemônicas de educação ambiental vigentes no país. Tal produto foi concebido
e desenvolvido a partir de justificativas e demandas de ordem teórica, prática, e histórica da realidade
ambiental brasileira, da educação ambiental brasileira, e da educação profissional tecnológica brasileira,
ancorado na necessidade de práticas educacionais que contribuam e assumam o compromisso de
problematizar e estimular uma compreensão e ação crítica e superadora das causas, lógica, dinâmicas, e
consequências das imensas e graves contradições e alienações ambientais no contexto ambiental do
subdesenvolvimento e do capitalismo dependente brasileiro. Diante tal ambição, o guia e proposta
educacional foram frutos de uma pesquisa influenciada pelo materialismo histórico dialético, pelas
experiências de anseio crítico e nacional emancipatório por meio do projeto de educação ambiental
Conhecer Pedalando, por influências da Pedagogia Histórico-Crítica, da Pedagogia Freireana, e também
de contribuições do pensamento dialético e nacional emancipatório de Álvaro Vieira Pinto e do método
de redução e revisionismo histórico crítico de Alberto Guerreiro Ramos, dos quais possibilitaram a
materialização deste produto educacional que consistiu nos seguintes estudos e contribuições teóricas
provisórias para o campo da educação profissional tecnológica e ao campo da educação ambiental: 1)
sobre o contexto, possibilidades, e desafios do desenvolvimento histórico da educação ambiental
brasileira, para projetar a educação ambiental historicamente necessária perante as problemáticas e
contradições do ambiente capitalista brasileiro; 2) sobre as mediações ontológicas, ambientais e
educativas do trabalho, ciência, e tecnologia, de modo a propor a reflexão sobre as referidas práticas e
relações que pertencem à formação social humana e que integram o trabalho como princípio educativo,
ontológico e histórico; 3) o diagnóstico de um conjunto de problemáticas e contradições ambientais
estruturais advindas dos sentidos, lógica, e finalidades históricas do trabalho, da ciência, e da tecnologia
no contexto e produção ambiental do capitalismo brasileiro, esboçado perante um revisionismo histórico
crítico do desenvolvimento histórico das referidas contradições e relações perante a gênese, fases, lógica,
e desenvolvimento das estruturas do capitalismo brasileiro, assim como do desenvolvimento histórico da
Educação Profissional Tecnológica brasileira perante as necessidades do desenvolvimento capitalista
brasileiro; 4) a proposta de uma sequência didática de cunho nacional emancipatório sobre as relações do
trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto ambiental brasileiro, apresentada e contextualizada no
guia formativo como produto educacional; 5) o anúncio e esboço inicial de uma educação ambiental
nacional emancipatória como a educação ambiental historicamente necessária para estimular a
consciência crítica sobre a realidade nacional e ambiental brasileira.