ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM CÉLULAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NAS AULAS DE QUÍMICA
Resumo
O trabalho em questão trata-se de uma estratégia de avaliação dos estudantes nas aulas de
química do 2o ano dos cursos técnicos de informática e eletromecânica integrado ao
ensino médio aplicando a metodologia da aprendizagem cooperativa (AC) em sala de
aula. Tal trabalho surgiu a partir das experiencias adquiridas na aplicação da metodologia,
mas com foco de se obter resultados qualitativos e quantitativos, mensurando o
engajamento dos alunos em cada aula em que esta metodologia foi aplicada. A AC está
relacionada à interação entre docente e discente, mas principalmente entre os discentes, e
essa é a diferença substancial que define o modo que essa metodologia adota. Para que
um grupo desenvolva um trabalho cooperativo é imprescindível que se leve em conta os
cinco elementos da AC: responsabilidade individual, interdependência positiva, interação
promotora, habilidades sociais e processamento de equipe. No plano de ensino da
disciplina de Química dos 2o anos, foram descritas as etapas metodológicas para a
aplicação dos cinco elementos da aprendizagem cooperativa em sala de aula referente ao
estudo dos conteúdos: propriedades coligativas e termoquímica, respectivamente, os
líquidos puros (aula 01), osmose (aula 02), a influência do soluto (aula 03) e conceitos
gerais de termoquímica (aula 04). As etapas de cada aula assim seguiram na divisão das
esquipes de 03 alunos, exposição do conteúdo, atividades individuais (3 questões
diferentes para cada estudante), atividades coletivas (foi definido como meta o alcance
mínimo de acerto 6/9 nas atividades), avaliação individual com 3 questões e fechamento
da aula. Ao final das 4 aulas avaliadas, os estudantes deram o feedback dos aspectos
positivos e negativos da aplicação da metodologia. Na sequência, foi adaptado para cada
aluno um Índice de Desenvolvimento Acadêmico, Cooperativo e Individual (IDACI),
calculado em função do desempenho dos estudantes no alcance da meta coletiva e na
quantidade de acertos na avaliação individual por aula. Foi construído como se fosse
números binários seguindo a lógica: o alcance da meta = unidade 1, se não = unidade 0.
Acerto igual ou maior que 2/3 na prova individual = dezena 1, se não = dezena 0. Alcance
da meta coletiva e acerto maior ou igual a 2/3 prova = centena 1, se não = centena 0. O
alcance da nota máxima da meta coletiva (9/9) e na prova individual (3/3) = centena 3.
Por fim, aplicando a metodologia da AC na turma 202 informática, foi possível avaliar o
desempenho dos estudantes através do IDACI. Verificou-se que pelo menos 6 estudantes
oberam índices superiores a 200 e que demonstraram grande capacidade de cooperação e
aprendizagem na disciplina e Química nas aulas avaliadas.