FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DO APRENDER

Autores

  • Cloves Alexandre de Castro IFC - Campus Blumenau
  • Laura Soares Martins Pedreira da Silva IFC - Campus Blumenau
  • Lucas Alecrim Vintena IFC - Campus Blumenau
  • Mariana Guilande Prado IFC - Campus Blumenau
  • Jorge da Cunha Dutra IFC - Campus Blumenau
  • Rosiane Magalhães de Lima IFC - Campus Blumenau

Resumo

Este trabalho trata do projeto de Ensino “Fotografia como instrumento do aprender”, aprovado em Edital
64/2022, da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Catarinense, e em andamento no IFC Campus
Blumenau, com a participação de servidores, estudantes (bolsistas e voluntários) dos cursos técnicos
integrados ao ensino médio. O objetivo principal do projeto é explorar a fotografia para além do seu
aspecto artístico e, por meio das imagens, oportunizar aos estudantes do ensino médio integrado a
discussão de temas relacionados às diferentes disciplinas do currículo escolar (Geografia, Filosofia,
História, Sociologia, entre outras). A exposição fotográfica “Acessibilidade, cidade e inclusão” com
imagens produzidas pelos participantes do projeto a partir da reflexão sobre a interpretação de imagens
fotográficas, é a forma de divulgação da materialização deste projeto. Além de desenvolver habilidades
de planejamento e execução de projetos (organização, trabalho em equipe, comprometimento,
criatividade, disciplina, comunicação) e ainda estimular o hábito de estudos como estratégia para
permanência e êxito. O tema escolhido para a exposição foi a acessibilidade nos espaços públicos com
foco no próprio campus, em Blumenau e nas cidades do entorno. Nesse contexto, os bolsistas e
voluntários do projeto participaram de atividades teóricas e práticas sobre leitura de imagens e técnicas de
fotografia, planejamento e execução de uma exposição, orientações sobre o tema apresentadas pelo
professor de Geografia e por membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades
Específicas (Napne). Para produção das fotos, os estudantes foram orientados a registrar em imagens os
locais com acessibilidade adequada, com acessibilidade limitada ou inexistente. A exposição, a ser
apresentada no IFC Campus Blumenau, conta com a audiodescrição das fotos produzidas e gravadas
pelos próprios estudantes. Nas localidades onde a acessibilidade é observada, foram registradas imagens
que evidenciam as adaptações realizadas, como rampas de acesso, sinalizações adequadas em corrimãos e
nos pisos, vagas de estacionamento reservadas e identificadas para cadeirantes e/ou idosos. Essas fotos
têm um caráter de reconhecimento às instituições que estão cumprindo com suas responsabilidades legais,
e servirão como fonte de inspiração para que outras sigam o mesmo exemplo. Por outro lado, nos locais
onde a acessibilidade é limitada ou inexistente, as fotografias têm como propósito evidenciar as
dificuldades enfrentadas pelas pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária, idosos e
pedestres em geral. Nestas fotos foram registradas vagas para cadeirantes sem espaço suficiente para
locomoção, excesso de degraus, ausências de rampas ou construídas sem atender às normas adequadas,
calçadas com desníveis e buracos, espaços insuficientes para transitar causados principalmente pelo
posicionamento inadequado de postes e placas de sinalização, entre outras situações que refletem as
barreiras encontradas. A exposição é um caminho possível para instigar reflexões sobre a relevância da
acessibilidade e suas consequências para a vida das pessoas. Através das imagens, os visitantes são
convidados a ponderar sobre temas como inclusão social, os direitos dos idosos, das pessoas com
deficiência e o papel individual na construção de uma sociedade mais equitativa.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Castro, C. A. de, Silva, L. S. M. P. da, Vintena, L. A., Prado, M. G., Dutra, J. da C., & Lima, R. M. de. (2023). FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DO APRENDER. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4803