HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL: PROJETO DIDÁTICO DO PIBID NA EBM PROFESSORA ALICE THIELE

Autores

  • Aline Delego IFC - Campus Blumenau
  • Wilsivany Tavares IFC - Campus Blumenau
  • Danilso Alves de Souza IFC - Campus Blumenau
  • Viviane Grimm IFC - Campus Blumenau

Resumo

O projeto didático “Horta escolar sustentável” faz parte do Projeto Escola e Sustentabilidade em
desenvolvimento pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de
Pedagogia do IFC - Blumenau, com os estudantes do 5a ano da EBM Profa Alice Thiele e comunidade
escola. Por meio do projeto didático buscamos ampliar os conhecimentos dos estudantes do 5o ano sobre
sustentabilidade e meio ambiente por meio da horta escolar, contribuindo para a conscientização e o
desenvolvimento da responsabilidade individual e coletiva no descarte de resíduos sólidos consumidos pela
escola, além da aquisição de novos hábitos alimentares. Abordar questões educacionais, ambientais e
sociais, proporciona uma conexão entre diferentes áreas do conhecimento. Segundo Trajber e Sato (2010),
espaços educadores sustentáveis podem incentivar a investigação, pesquisa, descoberta, autonomia, sonhos
e possibilidades para um pensamento crítico e inovador. Nesse sentido, uma horta escolar sustentável pode
contribuir para que que os estudantes coloquem na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, tornando
o conhecimento mais significativo, entrelaçando educação ambiental e educação alimentar nutricional,
conforme prevê o Currículo Municipal de Blumenau (2021). O projeto tem realizado semanalmente ações
que envolvem de modo interdisciplinar temas como: agricultura sustentável, tipos de solos, nutrientes,
decomposição dos alimentos, reaproveitamento de alimentos, descarte dos resíduos orgânicos entre outros,
por meio de diversas estratégias: contação de história, poemas, receitas, vídeos, jogos, construção de mapas
conceituais, construção de cartazes, atividades práticas na horta e experimentos (composteira plantação na
casca do ovo e elaboração de receitas). Como resultados iniciai, temos observado que as ações do projeto
têm possibilitado aos estudantes a aprendizagem de conceitos teóricos integrados com práticas na horta,
como por exemplo, o estudo dos diferentes tipos de solo, manejo do solo na horta ou na discussão do texto,
que abordou a relação do homem do campo com o trabalho, a dinâmica do alimento até chegar na casa dos
consumidores, tipo de agricultura e como experiência tiveram o plantio de tomate na horta da escola. O
projeto em desenvolvimento tem alguns desafios para alcançar, dentre eles planejamento do plantio,
preparação do solo, organização e divisão das tarefas de cuidado com a horta, divulgação do projeto e
envolvimento da comunidade escolar para que tenha continuidade.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Delego, A., Tavares, W., Souza, D. A. de, & Grimm, V. (2023). HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL: PROJETO DIDÁTICO DO PIBID NA EBM PROFESSORA ALICE THIELE. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4793