SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O POVO XOKLENG LAKLÃNÕ

Autores

  • Jonas Felácio Júnior IFC - Campus Blumenau
  • Reginaldo Leandro Plácido IFC - Campus Araquari

Resumo

Este trabalho trata-se da apresentação de Produto Educacional (PE), vinculado à pesquisa “A Percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul sobre o trabalho para o povo Xokleng Laklãnõ do Alto Vale do Itajaí”, desenvolvida no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense - campus Blumenau. O PE é uma Sequência Didática aplicada nos cursos Técnicos em Agropecuária e Agroecologia do campus Rio do Sul do IFC. As atividades serão realizadas no espaço do Memorial da Cultura Indígena, onde estão expostos materiais relacionados à cultura e as tradições do povo Xokleng Laklãnõ. A aplicação do produto educacional contribui no âmbito da proposta pedagógica da Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se que os temas abordados pelas atividades previstas, estão relacionados com a área educacional. Soma-se a isso a oportunidade de trabalhar com os estudantes conhecimentos sobre o trabalho como princípio educativo, a partir da perspectiva indígena, bem como, a cultura indígena como tema transversal, em atendimento a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino médio. A aplicação do produto educacional tem como objetivo geral oportunizar aos estudantes conhecimentos sobre a história regional, destacando aspectos do povo Xokleng
Laklãnõ, relacionando esses conteúdos com as disciplinas básicas e técnicas do Ensino Médio Integrado. As atividades serão realizadas por meio do projeto de ensino, aprovado pelo Edital 64/2022 - Projetos de Ensino – PROEN/IFC. Os encontros do projeto de ensino acontecem mensalmente, no Memorial da Cultura Indígena do Alto Vale do Itajaí, em horário de contraturno, sendo organizados pelo
coordenador/pesquisador responsável e bolsistas, com a participação espontânea dos estudantes. O principal resultado esperado é contribuir com disciplinas, metas, princípios e reflexões que constam nos PPC's do Ensino Médio Integrado do campus Rio do Sul, considerando-se o desafio de trabalhar as questões da interdisciplinaridade e dos temas transversais. Neste contexto, as ações do projeto proporcionarão suporte às atividades de ensino desenvolvidas regularmente na instituição. A partir do desenvolvimento deste projeto de ensino, espera-se estimular o respeito à cultura indígena. Existe a perspectiva de incentivar a empatia, um olhar de alteridade, em relação à diversidade étnica e cultural. As atividades estão auxiliando no aprimoramento dos hábitos de leitura e estudo, diante da perspectiva de incentivo à permanência desses estudantes no âmbito do IFC.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Júnior, J. F., & Plácido, R. L. (2023). SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O POVO XOKLENG LAKLÃNÕ. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4786