SISTEMA DE COMPRAS IFC
Resumo
O trabalho apresentado na disciplina de Extensão e Pesquisa em Computação no Curso
de Bacharelado em Ciências da Computação- trata de uma solução para o setor de
compras do Instituto Federal Catarinense cuja necessidade surgiu da atual dinâmica no
processo de compras de materiais, por exemplo, do IFC. Essas compras são feitas a
partir do preenchimento manual penoso e exaustivo de diversos formulários que
demanda tempo e é passível de erros. Com o propósito de estabelecer um procedimento
mais rápido, confiável e simplificado, o projeto tem como objetivo desenvolver um
sistema capaz de automatizar essas tarefas e informatizar integralmente o processo. Essa
abordagem também proporcionará vantagens adicionais, como a maior transparência
nas operações e o aumento na confiabilidade dos dados. Dando importância à
complexidade e à profundidade dessa metodologia falha do setor de compras do
Instituto, tornou-se um propósito apresentar um programa de software com
aprofundamento das linguagens de programação, bem como, na construção de bases de
dados como meio para armazenamento de informações. Dentre as tecnologias utilizadas, estarão: PHP, HTML, CSS, Javascript e MYSQL. Cabe destacar, ainda, que para
facilitar os afazeres do projeto, foram utilizadas metodologias ágeis de organização
como a plataforma Notion, cuja eficiência permitiu a distribuição efetiva de tarefas para
que o presente projeto fosse finalizado e, desse modo, a potencialização dos resultados
esperados. Cabe inferir, portanto, que a presente proposta destaca a importância de uma
perspectiva sistêmica e atualizada da agenda de compras do IFC. Através da
disponibilização periódica de relatórios abrangentes, o sistema proporcionará melhorias
significativas nas tomadas de decisões e no gerenciamento de processos. Assim, fica
evidente o quanto o trabalho descrito é necessário dentro do setor de compras além de
beneficiar todos os envolvidos no processo e seus receptores, os estudantes e os
professores. Espera-se auxiliar no crescimento do ambiente estudantil do Instituto para
que esse seja cada vez mais um exemplo de educandário.