LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL: TESSITURA DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Resumo
A dualidade estrutural da educação básica brasileira caracterizou ao longo da história um modelo de
educação profissional e tecnológica centrado na aprendizagem de processos operacionais necessários à
execução do trabalho, em detrimento de uma formação humanística geral que possibilitasse ao sujeito um
entendimento crítico da sociedade humana. Junto a isso, constata-se a existência de uma quantidade de
sujeitos escolarizados que, embora saibam ler e escrever, não possuem um desenvolvimento de leitura
suficiente que lhes proporcione produzir sentidos a partir dos textos lidos. Se a dificuldade em ler e
compreender textos é fato constatado, e suas consequências são percebidas dentro de uma sociedade
grafocêntrica – haja vista que a leitura é condição exigida para uma participação mais efetiva nas práticas
sociais –, é relevante analisar tal situação e sugerir formas que possam auxiliar na reversão desse quadro.
Logo, desenvolver a habilidade de compreensão textual no âmbito da educação profissional e tecnológica
se torna imperativo, no movimento de superação da dualidade estrutural. Assim, visando estipular práticas
pedagógicas que contribuam para melhorar a capacidade de compreensão textual dos alunos do ensino
médio integrado, elaborou-se a presente pesquisa, de caráter qualitativo e baseada na metodologia da
pesquisa-ação, em que se construiu uma abordagem didática de trabalho com textos focado na análise de
aspectos de constituição da textualidade. O trabalho foi realizado por meio de intervenções planejadas junto
a um grupo de alunos do 1o ano do curso Técnico em Química Integrado, do Instituto Federal Catarinense
– campus Brusque – durante 10 encontros pedagógicos. Por meio de discussões levantadas com os sujeitos
participantes e com a análise dos questionários aplicados ao longo da pesquisa, geraram-se dados em que
se pôde depreender a necessidade de práticas de ensino de Língua Portuguesa que promovam contato
constante com repertório textual, para que os discentes possam ampliar sua habilidade de ler e compreender textos. Essa constatação estimulou a criação de um produto educacional no formato de caderno didático-pedagógico dirigido a professores do ensino médio integrado. Nesse material constam apontamentos destacando aspectos considerados relevantes para a elaboração de práticas pedagógicas que possuam foco no desenvolvimento da compreensão textual.