LUCID

Autores

  • Jessica Mayumi Schuhmacher Kogake IFC - Campus Blumenau
  • Lívia Layane Bombonatto Ribeiro IFC - Campus Blumenau
  • Caroline Bitencourtte Da Silva IFC - Campus Blumenau
  • Nicolle Maurer Goulart IFC - Campus Blumenau
  • Luiz Ricardo Uriarte IFC - Campus Blumenau

Resumo

O trabalho teve como principais objetivos colocar em prática os conhecimentos sobre programação e
desenvolvimento web aprendidos ao longo de dois anos no IFC - Blumenau, tendo como resultado um jogo. Ao
longo do desenvolvimento deste jogo foi possível aprender técnicas de otimização de código, criação de
tilemaps e sprites, bem como a ligação do jogo com um banco de dados. O jogo intitulado “Lucid” aborda temas
referentes a fobias comuns e transtornos mentais, mas que por muitos são ignorados nos dias atuais. O público
alvo do jogo são os adolescentes, por conta de que a taxa de suicídio nessa faixa etária vem crescendo a cada
ano, tendo como média um suicídio a cada 40 segundos, de acordo com a OMS. Para a busca dos
conhecimentos prévios sobre as fobias, foram realizadas pesquisas exploratórias disponibilizadas gratuitamente
na internet. O grupo tem completa consciência que abordar temas sensíveis como este pode gerar gatilhos em
algumas pessoas, por isso o jogo todo foi pensado para tentar abordar de forma menos intrusiva cada tipo de
fobia ou transtorno mental por meio de inimigos com uma estética mais animada e amigável, mesmo o jogo
tendo um ar de suspense. Por indicação de orientadores, a principal tecnologia adotada foi a linguagem de
programação C# e a linguagem de manipulação de dados SQL, usando o ambiente de desenvolvimento de
games Unity, no qual foi possível representar de forma clara cada uma das fobias por meio de inimigos a serem
enfrentados pela personagem principal, tal como as habilidades pessoais de cada integrante do grupo. A
mecânica do jogo é inspirada em jogos de plataforma 2D, como o conhecido jogo Super Mario Bros, criado pela
empresa Nintendo e, para jogar, o usuário precisa realizar um cadastro/login, com seus dados sendo
armazenados em uma banco de dados. Ademais, o jogo se passa em uma paralisia do sono vivenciada pela
personagem principal, aos quais terá que recuperar sua consciência enfrentando desafios e inimigos que referem
fobias, sendo liderados por um transtorno mental (desafio final de cada fase). Por fim, espera-se que ao final
deste projeto, as pessoas consigam compreender de forma mais clara algumas fobias e problemas mentais que
não devem ser ignorados ou tratados como pouco caso, aos quais atualmente as pessoas tratam com um certo
tom de preconceito pessoas que sofrem com algum tipo desses distúrbios mentais.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Kogake, J. M. S., Ribeiro, L. L. B., Silva, C. B. D., Goulart, N. M., & Uriarte , L. R. (2023). LUCID. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4769