MAPEAMENTO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL

Autores

  • Pâmela de Souza Araújo IFC - Campus Blumenau
  • Francini Carla Grzeca IFC - Campus Blumenau

Resumo

Esta pesquisa aborda a curricularização da extensão nos cursos de Licenciatura em Pedagogia dos Institutos
Federais (IFs) da região sul do país, a fim de mapear sua efetivação, caracterizar as estratégias adotadas,
identificar as formas de crédito no histórico dos estudantes e descrever os processos de sua implementação
nos cursos investigados. A escolha do objeto de pesquisa deve-se à atualidade do tema a partir da publicação
da Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação, decênio 2014-2024. A Meta 12.7
estabelece que os cursos de graduação devem garantir, no mínimo, 10% da carga horária do currículo para
programas e projetos de extensão. Regulamentada pela Resolução CNE/CES 7/2018, as atividades
acadêmicas de extensão dos cursos de graduação passam a ser instituídas na forma de componentes
curriculares e devidamente registradas na documentação dos estudantes. A pesquisa de abordagem
qualitativa e do tipo documental possui como base de dados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de
Licenciatura em Pedagogia dos IFs da região sul. O levantamento dos dados aconteceu nos meses de julho
e agosto de 2023. A identificação das instituições participantes da pesquisa foi por meio da plataforma Nilo
Peçanha, identificando-se os IFs dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os PPCs dos
cursos foram acessados pelos respectivos sites, localizando as unidades que compõem cada instituição e
identificando os cursos superiores que cada campus oferece, em seguida, foram reconhecidos os cursos de
Pedagogia e recolhidos os PPCs disponíveis. Até o momento da investigação foram organizados e
analisados os dados gerais da metodologia descrita. Os resultados preliminares apresentam um panorama
da presença dos IFs no território da região sul, da oferta de cursos superiores de graduação e de Licenciatura
em Pedagogia. Foi identificada a oferta de Pedagogia pelos IFs nas 3 unidades federativas da região sul. A
maior ocorrência de cursos presenciais ocorre em SC, com oferta em 6 unidades. Também, em SC,
constatou-se maior proporção de cursos presenciais por IF, 33% das 15 unidades do IFC ofertam Pedagogia.
O estudo permitiu constatar que, no RS, foram adotadas três políticas distintas: no IFFar, não há oferta de
Pedagogia, no IFSul,somente na modalidade EAD e, no IFRS, 4 cursos presenciais, 23,5% das 17 unidades.
O estado do PR, com um só IF, oferece Pedagogia presencial em 3 campi, 11% das 27 unidades. Na
continuidade da pesquisa, serão analisados os PPCs, a fim de descrever os processos da curricularização da
extensão em cada curso.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Araújo, P. de S., & Grzeca, F. C. (2023). MAPEAMENTO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4766