MATEMÁTICA NO COTIDIANO: PROJETO DIDÁTICO DE ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS PARA O 5o ANO

Autores

  • Caroline Araujo Malkut IFC - Campus Blumenau
  • Nathalia Doring IFC - Campus Blumenau
  • Valdeci da Silva Golveia IFC - Campus Blumenau
  • Danilso Alves de Souza IFC - Campus Blumenau
  • Viviane Grimm IFC - Campus Blumenau

Resumo

O período pós-pandêmico tem apresentado desafios agravados na educação, especialmente no Brasil, com
estudos indicando perdas de aprendizado, principalmente em matemática e entre crianças mais jovens. Um
professor de 5o ano da EBMB Profa Alice Thiele, em Blumenau - SC, em colaboração com estudantes de
Pedagogia, bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal
Catarinense, estão desenvolvendo um projeto didático focado em números decimais intitulado “Matemática no
cotidiano”. Por meio deste projeto didático, busca-se contextualizar o ensino da matemática através de jogos e
situações do cotidiano, visando um aprendizado significativo. Os objetivos envolveram o desenvolvimento dos
números decimais, análise das dificuldades da turma, interpretação de problemas e incentivo ao raciocínio
lógico. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, leitura do currículo de Blumenau, revisão de provas do
Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, uso de metodologias ativas, como situações-problemas,
gamificação e uso de materiais tangíveis, como panfletos de supermercado, material dourado e cédulas sem
valor. Por meio das atividades abordou-se os saberes de classificação, estimativa, seriação e comparação. Por
meio das ações do projeto pode-se observar a defasagem em operações básicas em 1⁄3 da turma, mas a conexão
com o cotidiano gerou maior compreensão e engajamento dos estudantes com a aprendizagem. O projeto
consistiu em 7 ações com números decimais, culminando em uma avaliação final que demonstrou maior acerto
em questões que envolveram indicação do valor posicional de um número e a soma de números decimais e
menor acerto em questões que envolveram multiplicação. Por meio das ações do projeto, os bolsistas tiveram a
oportunidade de colocar em prática as teorias aprendidas no curso de Licenciatura em Pedagogia, bem como
observar que a aproximação da compreensão dos números decimais com o cotidiano propôs um maior
engajamento e assertividade nas atividades, notando a relevância das parcerias entre instituições de ensino
superior e escolas de educação básica.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Malkut, C. A., Doring, N., Golveia, V. da S., Souza, D. A. de, & Grimm, V. (2023). MATEMÁTICA NO COTIDIANO: PROJETO DIDÁTICO DE ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS PARA O 5o ANO. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4763