MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DE ESTUDO DA MATEMÁTICA DE MODO COLETIVO

Autores

  • Cássia Aline Schuck IFC - Campus Blumenau
  • Alexandre Veloso dos Santos IFC - Campus Blumenau
  • Fabrício Alves Oliveira IFC - Campus Blumenau
  • Víctor Hugo do Amaral IFC - Campus Blumenau
  • Yasmin Victória Alves de Souza IFC - Campus Blumenau
  • Lucas Dionísio Hoepers IFC - Campus Blumenau
  • Christine Sarah Borchardt IFC - Campus Blumenau
  • Gabriel Bugmann Vanzuita IFC - Campus Blumenau

Resumo

Este projeto emerge a partir de duas premissas: primeira da observação das dificuldades
apresentadas por alguns estudantes (de diferentes cursos técnicos integrados ao ensino
médio do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau), em sala, em relação aos
conteúdos matemáticos; segunda do desejo de engajar os estudantes e promover o
interesse pela matemática. O objetivo geral do projeto é de retomar, atualizar e
aprofundar conteúdos da matemática relativos ao ensino fundamental e médio visando
dirimir dúvidas provenientes da própria complexidade da linguagem matemática e
estabelecer a prática de estudos coletivos. Já os objetivos específicos alinhados ao geral
são: favorecer a autonomia intelectual dos estudantes, consolidando e aprofundando
conhecimentos já adquiridos; possibilitar a integração entre diversos tópicos do
programa de Matemática; possibilitar a aplicação dos conhecimentos matemáticos à
outras áreas do conhecimento; contribuir para a integração do estudante na sociedade
em que vive, proporcionando-lhe conhecimentos significativos de teoria e prática da
Matemática, indispensáveis ao exercício da cidadania; proporcionar ao estudante
conhecimentos matemáticos básicos que lhe permitam continuar seus estudos em cursos
de tecnologia ou universitários, além de adquirir uma formação científica geral. Para
tanto, buscou-se com esta ação de monitoria estabelecer uma prática de estudo da
matemática de modo coletivo, assegurando que alguns conceitos básicos fossem
trabalhados, criando-se em nosso campus uma cultura do estudo da matemática, seja
pelos horários junto aos monitores, seja pelos desafios matemáticos disponibilizados em
mural físico e virtual ou pelas oficinas ofertadas. Verificou-se que os monitores,
conhecendo a dinâmica de ser discente na disciplina de matemática, apresentaram maior
simpatia e empatia aos problemas que os estudantes-colegas podem enfrentar em
situações variadas como vésperas de avaliações, acúmulo de trabalhos, início e término

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Schuck, C. A., Santos, A. V. dos, Oliveira, F. A., Amaral, V. H. do, Souza, Y. V. A. de, Hoepers, L. D., Borchardt, C. S., & Vanzuita, G. B. (2023). MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DE ESTUDO DA MATEMÁTICA DE MODO COLETIVO. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4758