MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DE ESTUDO DA MATEMÁTICA DE MODO COLETIVO
Resumo
Este projeto emerge a partir de duas premissas: primeira da observação das dificuldades
apresentadas por alguns estudantes (de diferentes cursos técnicos integrados ao ensino
médio do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau), em sala, em relação aos
conteúdos matemáticos; segunda do desejo de engajar os estudantes e promover o
interesse pela matemática. O objetivo geral do projeto é de retomar, atualizar e
aprofundar conteúdos da matemática relativos ao ensino fundamental e médio visando
dirimir dúvidas provenientes da própria complexidade da linguagem matemática e
estabelecer a prática de estudos coletivos. Já os objetivos específicos alinhados ao geral
são: favorecer a autonomia intelectual dos estudantes, consolidando e aprofundando
conhecimentos já adquiridos; possibilitar a integração entre diversos tópicos do
programa de Matemática; possibilitar a aplicação dos conhecimentos matemáticos à
outras áreas do conhecimento; contribuir para a integração do estudante na sociedade
em que vive, proporcionando-lhe conhecimentos significativos de teoria e prática da
Matemática, indispensáveis ao exercício da cidadania; proporcionar ao estudante
conhecimentos matemáticos básicos que lhe permitam continuar seus estudos em cursos
de tecnologia ou universitários, além de adquirir uma formação científica geral. Para
tanto, buscou-se com esta ação de monitoria estabelecer uma prática de estudo da
matemática de modo coletivo, assegurando que alguns conceitos básicos fossem
trabalhados, criando-se em nosso campus uma cultura do estudo da matemática, seja
pelos horários junto aos monitores, seja pelos desafios matemáticos disponibilizados em
mural físico e virtual ou pelas oficinas ofertadas. Verificou-se que os monitores,
conhecendo a dinâmica de ser discente na disciplina de matemática, apresentaram maior
simpatia e empatia aos problemas que os estudantes-colegas podem enfrentar em
situações variadas como vésperas de avaliações, acúmulo de trabalhos, início e término