NO ENTREMEIO DE TECITURAS: UMA ANÁLISE A RESPEITO DAS OFICINAS DE PRODUÇÃO E DE ADEQUAÇÃO TEXTUAL OFERTADAS AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFC, CAMPUS BLUMENAU
Resumo
Diante das demandas relacionadas à ação de escrever, especialmente no que se refere aos tipos textuais
dissertativo e argumentativo, desenvolveu-se o projeto de ensino, pesquisa e extensão “Tecituras do
Amanhã: produção e adequação textual direcionadas ao ENEM”, vinculado ao IFC, campus Blumenau.
Tal proposta está sendo executada desde março de 2023 e, entre suas diversas ações, destacam-se as
oficinas de ensino voltadas para os estudantes do terceiro ano dos cursos técnicos integrados do IFC,
campus Blumenau. Tendo em vista, assim, o percurso até o momento realizado, é possível levantar a
seguinte problemática condutora: quais os resultados obtidos, até então, a partir da oferta de tais oficinas?
A fim de responder essa questão, este trabalho se propõe a analisar, como objetivo geral, os resultados
parciais das oficinas realizadas pelo projeto supracitado. Vale mencionar que os encontros, realizados no
contraturno escolar, foram organizados a partir de dois ciclos: o primeiro destinou-se à compreensão das
qualidades textuais exigidas no que diz respeito ao texto dissertativo-argumentativo; e o segundo volta-se,
exclusivamente, à produção textual com base nos critérios de textualidade explanados no ciclo 1. Para a
coleta de dados, no início de cada ciclo – março e agosto, respectivamente –, foi aplicado um questionário
com perguntas fechadas referentes a critérios de construção textual, como coerência, coesão, adequação
linguística, avaliação textual, entre outros elementos. Ademais, os estudantes também realizaram uma
autoavaliação de maneira descritiva quanto aos resultados obtidos ao longo do ciclo 1. No cruzamento de
dados entre os dois questionários, considerando os 20 participantes vinculados ao projeto desde seu
início, foi possível observar que, tanto no que toca aos dados quantitativos referentes às respostas obtidas,
quanto no que diz respeito à autoavaliação realizada pelos discentes, houve uma alteração significativa
tangente à compreensão do texto dissertativo-argumentativo, seja no que contempla a estrutura textual e
seus elementos essenciais, seja no que se trata dos critérios utilizados tanto para a avaliação quanto para a
produção de textos de tal tipologia. Diante dos resultados obtidos, pode-se afirmar que, em um curto
prazo, os estudantes aperfeiçoaram seus conhecimentos a respeito da produção textual, bem como
desenvolveram um olhar mais crítico direcionado ao processo de construção da escrita. Espera-se, assim,
com a conclusão do ciclo 2 e com a execução das demais ações previstas, que esses resultados sejam
potencializados e que se estendam para outros sujeitos que serão contemplados pelo projeto.