PRÁTICA PEDAGÓGICA JUNTO AO PROGRAMA RP/CAPES: EBM GAL. LÚCIO ESTEVES
Resumo
O Programa de Residência Pedagógica - PRP é uma ação voltada para a formação
inicial de professores que oportuniza aos/às alunos/as dos cursos de licenciaturas
experienciar a docência de forma ampla e ativa. Nos termos do próprio programa, o seu
objetivo é “fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de
licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos
licenciados; atribui relação intrínseca entre as Instituições de Ensino Superior e as
escolas na formação inicial dos professores; valoriza a experiência dos professores de
educação básica na preparação dos futuros docentes; pesquisa colaborativa e produção
acadêmica com base nas experiências vivenciadas na sala de aula pelos residentes.”
(CAPES, 2022).Neste sentido, o trabalho que apresentamos reúne a experiência
vivenciada no âmbito do programa, Módulo II, apresentando os seguintes resultados: a)
a análise do Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de
Blumenau; b) a construção da síntese do Projeto Político Pedagógico da escola-campo,
a Escola Municipal General Lúcio Esteves; c) as observações das turmas de 1o, 2o, 3o
anos do ensino fundamental, ampliando os olhares quanto ao trabalho pedagógico da
professora regente; d) a elaboração dos planos de regência para o 1o ano do ensino
fundamental, e, e) a regência de classe, propriamente, em continuidade ao trabalho da
professora regente de sala, abordando assuntos que ela já estava desenvolvendo em aula.
Como resultados, temos o desenvolvimento das pautas proposta, a elaboração dos
materiais usados para conduzir o trabalho pedagógico, as impressões em A4 de
materiais ilustrativos e de exercícios de estudo, a organização e utilização de materiais
diversos como quadro, giz, lápis coloridos, notebook, canetas e livros. Desenvolvemos
uma síntese reflexiva sobre o amplo trabalho, sistematizada em formato de portfólio,
que congrega desde a pesquisa sobre os documentos oficiais ao exercício da regência,
que nos permite aprofundar a formação teórico-prática para nossa atuação como
pedagogo/a.