PRÁTICA PEDAGÓGICA JUNTO AO PROGRAMA RP/CAPES: ESCOLA BÁSICA LEOBERTO LEAL
Resumo
O presente relato de experiência se dá a partir das vivências junto ao Programa de
Residência Pedagógica – RP Edital Capes no 24/2022, programa que possibilita a
inserção de acadêmicos/as da área da educação no ambiente escolar com vistas à prática
e à reflexão sobre a docência. A inserção escolar foi realizada na Escola Básica
Municipal Leoberto Leal, em Blumenau, que atualmente atende 1.064 crianças e jovens,
aproximadamente. Por meio do programa de RP, Módulo II, realizamos a observação da
organização do trabalho pedagógico em turmas dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, turmas de 1°, 2°, e 3° ano. Como resultados da ação: i) estudamos e
analisamos o Currículo da Educação Básica do Sistema de Ensino de Blumenau o
Projeto Político Pedagógico - PPP da referida escola para orientar o planejamento e o
desenvolvimento das aulas; ii) realizamos a organização dos temas, elaboração de
planos de aula e regência que foram acompanhadas pela professora orientadora e
professor preceptor e se deu junto à turma do 2° ano; iii) para as aulas buscamos
elaborar conteúdos que não somente atendessem ou seguissem um roteiro estático, mas
que, a partir do interesse e da participação da turma, integrasse todos/as os/as alunos/as
como um grupo, indiferentemente da fase de aprendizado que se encontrasse cada um/a;
iv) depois de aprovado o plano, demos início à coleta e confecção de materiais de
estudo, por meio de prática pedagógica lúdica, instigando a curiosidade dos/as
alunos/as, a participação e a vontade de aprender de maneira prazerosa. Como
conclusão, entendemos que ao término desse processo, tendo alcançado os objetivos que
foram propostos, a RP nos permitiu analisar e refletir sobre nossa própria prática, e que
nós também somos aprendizes e podemos adequar situações de ensino e aprendizagem
que nos proporcionam experiências e agreguem o nosso desenvolvimento pessoal à
formação acadêmica e docente. Nesse processo, adquirimos conhecimento mútuo:
estudantes e professores.