PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A MANIFESTAÇÃO DO COLETIVO

Autores

  • Vanderlei Wosniak IFC - Campus Blumenau
  • Cloves Alexandre de Castro IFC - Campus Blumenau

Resumo

O presente trabalho está vinculado a pesquisa realizada em um Centro de Educação Profissional. Buscou
compreender a presença e os limites do protagonismo dos estudantes. A partir da compreensão da escola
enquanto espaço para contradição, disputas de ideias e transformação social, o estudo discutiu os espaços
e as formas atuais de manifestação dos estudantes, com destaque para a forma colegiada por meio do
Grêmio Estudantil, reconhecendo o estudante como sujeito social dotado de autonomia. Investigou a
atuação do grêmio estudantil enquanto manifestação desse protagonismo e buscou identificar e
compreender a perspectiva dos agentes e atores da escola quanto às possibilidades de manifestação e/ou
imobilismo dos estudantes. Tratou-se de pesquisa qualitativa, em que as principais ferramentas
metodológicas foram a aplicação de questionário e o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas, além
de pesquisa bibliográfica e documental. O estudo apontou que a participação por meio do grêmio estudantil
ainda encontra alguma resistência da parte de alguns, resultando em prolongada ausência na instituição, tal
qual a falta de prossecução do movimento estudantil local. Não se identifica, até o momento, uma cultura
de movimento ou organização estudantil. Podemos observar a resistência em acreditar nas saídas coletivas
como uma característica local, que vai além do segmento estudantil. Entretanto, a pesquisa também apontou
que os espaços do movimento estudantil configuram importantes ambientes de socialização e ampliam a
vivência escolar, permitindo criar vínculos e um sentimento de pertencimento que vai além da sala de aula,
por meio da participação dos estudantes nos espaços de debate e decisões. Essas ações se constituem
reivindicando espaços de debate coletivo, que visam estimular a discussão e a troca de ideias, construindo
espaços de tolerância e respeito, por meio de projetos solidários que promovem o acesso aos bens culturais,
o combate às desigualdades, a luta pelo acesso de todos ao ensino público e de qualidade. Trata-se do
processo de construção “com a escola” e “com a comunidade”. O Produto Educacional, em forma de HQ
busca produzir um debate crítico a respeito da atuação do grêmio estudantil, reconhecendo os estudantes
enquanto sujeitos do presente e sua capacidade de organização, valorizando o trabalho coletivo como
princípio educativo. O enredo da história aborda a importância do trabalho coletivo e do espaço
democrático, destacando que a formação humana integral exige o respeito à opinião dos estudantes e o
estímulo ao seu envolvimento no processo de construção social. Ao final, incluímos uma “Linha do
Tempo”, com o intento de recordar momentos importantes do movimento estudantil, lutas e conquistas
sociais. Exercer tal protagonismo requer a busca por superar a concepção reducionista e dualista da escola
conformada em atender aos anseios do projeto hegemônico. Essa consciência se dá em movimento, em
constante processo, buscando constituir uma voz articulada.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Wosniak, V., & Castro, C. A. de. (2023). PROTAGONISMO ESTUDANTIL: A MANIFESTAÇÃO DO COLETIVO. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4718