REFLEXOS: UMA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NO IFC BLUMENAU
Resumo
Este trabalho apresenta o produto educacional “Reflexos: uma exposição fotográfica no IFC Blumenau”,
construído durante a pesquisa “Reflexos: culturas escolares do IFC Blumenau a partir da análise
fotográfica”, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
A linha de pesquisa adotada foi Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação
Profissional e Tecnológica (EPT). Este material integra o projeto de pesquisa Laboratório de Espaços e
Memórias da Educação Profissional e Tecnológica de Santa Catarina (Leme), que possui fomento da
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A pesquisa teve como
objetivo geral compreender as culturas escolares do IFC Campus Blumenau a partir da análise das fotos
que envolvem os estudantes do ensino médio integrado aos cursos técnicos em Eletromecânica e em
Informática, em espaços coletivos do campus, entre 2012 e 2021. As fotos foram analisadas
semioticamente para identificar características das culturas escolares e suas relações com conceitos de
EPT. O produto educacional (PE) desenvolvido foi uma exposição fotográfica composta por 20 imagens
dos acervos do campus e da Reitoria. A partir das fotos, construiu-se uma narrativa histórica do campus
sob o olhar dos estudantes e servidores, na perspectiva das culturas escolares, para reforçar as memórias
coletivas da instituição. As etapas de construção estão descritas no manual disponível na Educapes. Para
selecionar as imagens definiu-se quatro categorias: Arte e Cultura; Corredores; Datas festivas; Formação.
Elas foram selecionadas em parceria com sete estudantes dos cursos técnicos integrados e duas servidoras
do campus, participantes do projeto de extensão criado especificamente para planejar, organizar e validar
a exposição. A mostra foi organizada na sala de aula D04, sábado letivo, 24 de setembro de 2023, das 9h
às 12h, e em dois formatos. Dez fotos foram apresentadas impressas no tamanho A3, acompanhadas por
marcação tátil: no solo com identificação do local, tamanho e orientação da imagem; e, ao lado da
imagem, com o QR Code para a respectiva audiodescrição. As outras dez fotos foram apresentadas em
formato digital, organizadas em um vídeo com a narração da audiodescrição, e projetadas em lousa
branca. Para hospedar as imagens foi criado no YouTube o canal Reflexos IFC Blumenau. No dia da
mostra, o público foi observado, fotografado e filmado. Essas imagens foram analisadas semioticamente
para verificar a identificação do público com a proposta da mostra. Diante da observação das imagens,
verificou-se que o público reconheceu o cotidiano escolar nas fotos, identificou as culturas escolares e a
narrativa histórica do campus. Outro fato percebido foi os estudantes relacionarem as culturas escolares
principalmente com as fotos das categorias Corredores e Arte e Cultura. Após as análises identificou-se
que o PE reflete as categorias propostas na pesquisa, pois o projeto de extensão e a mostra apresentam o
cotidiano institucional. A exposição mostrou-se eficaz para utilização em diferentes disciplinas, como
recurso educacional e fonte documental. Pode-se afirmar que o PE contribuiu para reforçar as memórias e
a história do campus, porque, ao registrar os momentos, a foto pode eternizar os acontecimentos da/na
instituição.