RELATO DE EXPERIÊNCIA - RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EBM LAURO MÜLLER
Resumo
O presente trabalho apresenta o relato de experiência das atividades conduzidas junto ao Programa
de Residência Pedagógica/RP do Edital 24/2022 (Capes), Módulo I, realizadas entre outubro de
2022 a fevereiro de 2023 na Escola Básica Municipal Lauro Müller. O Programa de Residência
Pedagógica visa aperfeiçoar o nosso olhar e nos possibilita observar de forma crítica e reflexiva a
realidade das escolas públicas na qual somos inseridas. As atividades compreendem a observações
às turmas de 2o e 5o Anos e o estudo dos documentos oficiais: o Currículo da Educação Básica do
Sistema de Ensino do município de Blumenau e o Projeto Político Pedagógico da EBM Lauro
Müller. No que diz respeito à observação das turmas de 2o e 5o ano do Ensino Fundamental, em
acompanhamento com as professoras orientadora e preceptora, os trabalhos foram desenvolvidos
ora em grupos, ora em duplas. Na sequência, elaboramos o relatório diário destas aulas, que
expressam a percepção sobre a atividade realizada, documentada por meio de diário de bordo e
fotos. As aulas ocorrem no período matutino e vespertino, com quatro turmas no total, com uma
média de 25 alunos. Os resultados da atividade, enquanto vivências no âmbito da RP, consistem em
fortalecer nossa formação como docentes, permitindo-nos vincular teoria e prática aliando a
formação acadêmica ao trabalho docente conduzido pelos professores com tantos anos de sala de
aula junto à escola-campo. Participar da Residência Pedagógica foi fundamental para nossa
formação de docentes, que nos permitiu vincular a ação e experiência docente do currículo do curso
de Pedagogia do IFC, Campus Blumenau, à rede e ao PPP da escola. Esta atividade diz respeito ao
conteúdos e conhecimentos vivenciados dentro da nosso curso de Pedagogia, enquanto discentes.
Foi uma oportunidade que nos auxilia na compreensão e no vislumbre da prática, principalmente
quando observamos professores com tantos anos de sala de aula.