RELATO DE EXPERIÊNCIAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - EBM LAURO MÜLLER
Resumo
O Programa de Residência Pedagógica da CAPES ofereceu aos alunos da 7a fase de
pedagogia do Instituto Federal Catarinense a chance de vivenciar a regência em sala de
aula, com orientação e acompanhamento de professora regente. Realizada na Escola
Básica Municipal Lauro Müller, em Blumenau, Santa Catarina, essa experiência foi
parte da observação inicial de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. O
programa teve como foco intensificar a formação teórico-prática dos alunos,
contribuindo para a construção de suas identidades profissionais. Além disso, buscou
fortalecer a colaboração entre a instituição de ensino superior, as redes de ensino
públicas. Destacar a experiência dos educadores da educação básica na preparação dos
licenciandos e incentivar a pesquisa colaborativa e produção acadêmica baseada nas
experiências em sala de aula foram objetivos do programa. Após um período inicial de
observação de três semanas, que abrangeu diferentes turmas do Ensino Fundamental, os
estudantes foram integrados à sala do 3o ano A, orientados pela professora Kátia Regina
de Souza Rosa. Juntos, planejaram uma sequência didática sobre astronomia, unindo
Ciência, Geografia e Língua Portuguesa. Essa abordagem promoveu um diálogo
enriquecedor de docência compartilhada. Utilizando o livro "Meu Livro de Planetas" de
Bruce Betts e recursos audiovisuais, os alunos exploraram os planetas do sistema solar.
Também foram incentivados a conduzir pesquisas individuais e compartilhar
curiosidades em apresentações orais. Cada aluno contribuiu para a criação de um livreto
de bolso dedicado a um planeta, destacando características distintas. Os resultados
demonstraram domínio da escrita e na assimilação do conteúdo. A Residência
Pedagógica teve um impacto significativo na formação inicial dos futuros professores,
conectando e integrando teoria e prática. A colaboração entre instituições de ensino
superior e escolas básicas promoveu educação de qualidade com princípios
democráticos, beneficiando licenciandos e alunos da educação básica. Essa abordagem
prática e colaborativa pode propor melhorias contínuas no sistema educacional.