RELATO DE EXPERIÊNCIAS RP – EBM LEOBERTO LEAL

Autores

  • Cíntia de Jesus Gaia Gaia IFC - Campus Blumenau
  • Raymison da Silva Guedes Guedes IFC - Campus Blumenau
  • Iris Weiduschat IFC - Campus Blumenau
  • Antônio Tramontin EBM Leoberto Leal

Resumo

O presente relato apresenta as vivências docentes e as reflexões vivenciadas enquanto estudantes do curso de Pedagogia/IFC/Campus Blumenau durante a realização da Residência Pedagógica, na Escola Básica Municipal Leoberto Leal, localizada no município de Blumenau-SC. O Programa de Residência Pedagógica – PRP, Módulo II, foi desenvolvido entre março a agosto de 2023, junto ao Edital 24/2022 (Capes). O Programa tem como objetivo promover o aperfeiçoamento da formação teórico-prática
dos/as estudantes dos cursos de licenciatura através da imersão dos/as mesmos/as no espaço escolar da educação básica. Como resultados, no Módulo II do programa, foram desenvolvidas as atividades de leitura de contexto, por meio da análise do Projeto
Político Pedagógico da Escola – PPP e do Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, além da observação da turma, a elaboração dos planos de aula e a intervenção pedagógica. Entendemos que a importância da PRP para
a formação docente está em promover a aprendizagem quanto à docência na prática, uma vez que irá permear toda nossa trajetória como profissionais de educação. Como resultados e discussão temos que a turma do 1º Ano do Ensino Fundamental iniciava
seus primeiros passos de leitura e escrita. Portanto, concentramo-nos em aproximarmos os conceitos da arte e dos sentidos, explorando o auto-retrato: a atividade autoral tomou corpo e criou a identificação de si mesmo e dos outros. O avançar das atividades
adentrou nos espaços de vida pessoal e coletiva, do privado ao público. Em todas as situações de estudo e de roda de conversa, a literatura infantil foi explorada, como imersão nos temas, como fonte e como estratégia. Concluímos que este relato de
experiência, resultante da nossa participação no Programa Residência Pedagógica nos permitiu realizar e analisar a docência em seu contexto real. Trazemos nossa percepção sobre a percepção da avaliação que procedemos: a avaliação formativa foi realizada
através da observação à participação dos/as estudantes nas atividades, nas suas falas, na interação do/a aluno/a durante as atividades e na pergunta-chave em torno da sistematização da aprendizagem da aula ‘o que aprendemos hoje’?.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Gaia , C. de J. G., Guedes, R. da S. G., Weiduschat, I., & Tramontin, A. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIAS RP – EBM LEOBERTO LEAL. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4708