PROMOVENDO UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL ENTRE JOVENS

Autores

  • Denise de Castro Insaurriaga Silva Uniasselvi
  • Eduardo Augusto Werneck Ribeiro IFC - Campus Blumenau
  • Leandro Rafael Pinto IFPR - Campus Paranaense
  • Stela Maria Meneghel FURB - Blumenau

Resumo

O presente documento nasce como proposta de produto
educacional (PE), requisito obrigatório para a conclusão do Curso de Mestrado
Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, campus
Blumenau/SC. Quando falamos educação integral, nos referimos a uma
abordagem educacional que busca promover a formação do educando em
diversas áreas do conhecimento, além do campo técnico em que ele atuará ao
concluir o curso (KUENZER, 2002; SAVIANI, 2007). Esta abordagem não se
limita apenas à preparação para o mercado de trabalho, contemplando tanto as
dimensões técnicas e tecnológicas, quanto às dimensões políticas, culturais e
sociais (RAMOS, 2012) atendendo, assim, ao mundo do trabalho. Este PE está
organizado em dois momentos distintos, porém complementares. A primeira
parte é destinada aos profissionais da Educação. A segunda volta-se
diretamente aos jovens. Em ambas as partes se trabalha as cinco dimensões
que influenciam a qualidade de vida (alimentação, exercícios físicos,
comportamento preventivo, relacionamentos e controle do estresse). Aos
professores, o material é apresentado como planos de aula e aos jovens, de
forma mais interativa. A coleta de professores para a testagem/validação do PE
se deu através de uma postagem em mídia social e, após a verificação de que
realmente se tratava de professores, procedemos ao envio do material via
e-mail. Através de consulta bibliográfica digital, foi possível percebermos que
especificamente tratando de estudos sobre o Estilo de Vida no Ensino Médio
Integrado (EMI), não há pesquisas publicadas que atendam a esta temática
direcionada especificamente aos jovens, nesta modalidade de ensino. Porém,
tanto fora quanto neste ambiente as pesquisas ocorrem com grande frequência
estudando efeitos e relações entre servidores e professores. A necessidade de
estudar o estilo de vida dos educandos do EMI na EPT surge da congruência
aos ideais de educação omnilateral e emancipadora, defendida e almejada por
autores como Marx e Engels (2011), que denunciavam a dominação do capital
sobre o mundo de trabalho e, de forma breve, as relações sobre o papel da
escola nesse contexto de manutenção da hierarquia social. Palmeira e Santos
(2020) ao abordarem a importância da formação para além do mercado de
trabalho, enfatiza que nesse contexto, a tradição de práticas pedagógicas
integradas e contextualizadas, que não se baseiam em ações mercadológicas
e não se limitam apenas às exigências de uma sociedade capitalista. Nos foi
possível concluir, tanto através das avaliações dos professores que testaram o
material com seus alunos, quanto por parte do orientador e membros da banca
que o PE apresenta qualidade e, dessa forma, se configura como uma opção

interessante na sensibilização de jovens acerca da importância da manutenção
de um estilo de vida saudável para se ter uma vida mais feliz e tranquila, tanto
em família quanto na escola e no trabalho.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Silva, D. de C. I., Ribeiro, E. A. W., Pinto, L. R., & Meneghel, S. M. (2023). PROMOVENDO UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL ENTRE JOVENS. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4703