INFOGRÁFICO - ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA: RECONSTRUINDO OLHARES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO INTEGRADO

Autores

  • Fernanda Bizarri de Oliveira IFC - Campus Blumenau
  • Viviane Grimm IFC - Campus Blumenau

Resumo

O Infográfico intitulado “Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na Rede Estadual de Santa
Catarina: reconstruindo olhares a partir da concepção de currículo integrado”, desenvolvido no Programa
de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), IFC – Blumenau, é oriundo de uma
pesquisa que buscou analisar as implicações da Reforma do Ensino Médio nos cursos de Ensino Médio
Integrado à Educação Profissional (EMIEP) na rede estadual de ensino de Santa Catarina. A análise dos
dados da pesquisa e outras investigações recentes sobre os impactos do Novo Ensino Médio, revelam um
distanciamento em relação à construção de um currículo integrado que busca a superação da dualidade entre
formação geral e formação profissional. Tendo em vista os impactos da Reforma do Ensino Médio
desenvolvemos um produto educacional com o objetivo de proporcionar visibilidade à proposta de Ensino
Médio Integrado à Educação Profissional da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, auxiliando em
discussões formativas e em um maior pertencimento dos educadores no campo das questões teóricas e
práticas do currículo, sobretudo na concepção de currículo integrado. O produto foi desenvolvido a partir
da análise de dados da pesquisa, tendo como base os eixos considerados por Kaplún (2013): conceitual,
pedagógico e comunicacional. Optou-se pelo infográfico pelo potencial informativo e de aprofundamento
da temática de forma clara e objetiva. Além dos recursos bibliográficos, as informações disponibilizadas
no Infográfico compreendem dados estatísticos sobre o EMIEP em SC e alguns dos dados coletados em
questionário aplicado com docentes durante a pesquisa. A aplicação do PE ocorreu por meio de duas Rodas
de Conversa (RC), totalizando 61 participantes, dentre docentes e gestores de duas escolas da Rede Estadual
de Ensino, participantes da pesquisa e ofertantes de cursos de Ensino Médio Integrado à Educação
Profissional (EMIEP). Os materiais e as produções mobilizadas durante a roda compuseram a versão final
do Infográfico, avaliada pelos participantes por meio de questionário em formulário on-line, tendo 28
respondentes. O produto ainda será validado pela banca de defesa da pesquisa. Na versão final do
Infográfico foram adicionados links com a finalidade de complementar conceitos e divulgar materiais sobre
práticas educativas no currículo integrado. A avaliação do produto ocorreu por meio de formulário
eletrônico enviado aos professores e gestores participantes da Roda de Conversa. Constata-se com a
aplicação e avaliação do PE, que o material possui potencial para aprofundar a compreensão da oferta de
EMIEP da rede estadual catarinense. Também, ao apresentar as mudanças e os limites do Novo Ensino
Médio na oferta de EPT de nível médio, reforça os desafios e as disputas nas políticas educacionais referente
à formação integral dos estudantes.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Oliveira, F. B. de, & Grimm, V. (2023). INFOGRÁFICO - ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA: RECONSTRUINDO OLHARES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO INTEGRADO. Anais Da Mostra De Ensino, Pesquisa, Extensão E Cidadania (MEPEC) - ISSN 2596-0954, 5. Recuperado de https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/MEPEC/article/view/4701