"DE ONDE VEM O QUE COMEMOS?": RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA E.B.M PAULINA WAGNER
Resumo
Partindo de uma proposta de ensino interdisciplinar desenvolvemos a sequência didática “De onde vem o
que comemos?”, com enfoque no gênero textual rótulo, em uma turma do 3° ano do ensino fundamental da
Escola Básica Municipal Paulina Wagner, Blumenau. O tema surgiu das observações e da intencionalidade
de abordar uma temática que dialogue com a realidade das crianças no Estágio III da Licenciatura em
Pedagogia do IFC - Blumenau. Os rótulos são portadores de textos que cumprem a função de informar,
veiculando textos escritos curtos com imagens (Coutinho, 2011), possibilitando a identificação da origem
dos alimentos, peso, data de validade, ingredientes etc. Além disso, fazem parte do cotidiano das crianças,
que já têm conhecimentos prévios sobre o assunto, podendo contribuir no processo de aquisição da leitura
e escrita. Por meio da sequência esperava-se que as crianças conseguissem compreender a origem,
produção, circulação e consumo na indústria alimentícia por meio de rótulos de embalagens, como também,
ampliar o conhecimento sobre a importância da alimentação saudável. O Estágio III ocorreu por meio de
atividades de observação, planejamento e regência, totalizando 105h, em 2023.1. Partindo do pressuposto
de um trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado no estágio, elaboramos uma sequência
didática organizada em 4 encontros de 3 aulas cada, abordando a rotina alimentar por meio de um
questionário, tabulação dos dados e análise em gráfico; a origem dos alimentos por meio da exploração dos
rótulos de embalagens de alimentos e uso de mapas em diferentes escalas (municípios, país e estado) e com
o auxílio da tecnologia (google maps), bem como a produção de uma ficha técnica de um rótulo; sobre os
tipos de alimentos e alimentação saudável exploramos com um jogo no wordwall, uma salada de frutas
compartilhada e um jogo no formato de circuito com perguntas sobre alimentação saudável e operações
matemáticas. Além disso, usamos três literaturas: A Lagarta Comilona, Abrapracabra Brasil e Quem vai
ficar com o pêssego? As crianças demostraram interesse e participaram das atividades propostas, trazendo
os conhecimentos prévios sobre os temas e refletindo sobre a importância dos cuidados da alimentação
saudável, análises sobre a diferença de alimentos naturais e industrializados por meio de jogos didáticos e
dos rótulos, ressaltando a importância da contextualização do tema de estudo com o cotidiano. Conforme
Freire (1989) a leitura do mundo precede a leitura da palavra e os conhecimentos e experiências de vida
dos estudantes enriquece a prática educativa. Além disso, as estagiárias se desafiaram no processo de
elaboração de uma sequência interdisciplinar, na produção dos recursos didáticos, como jogos, atividades
e textos