Mind Layers

Autores

  • Felipe Menegas
  • Helena Isadora Torinelli
  • Victor Podiatsky Alves
  • Luiz Ricardo Uriarte
  • Ricardo De La Rocha Ladeira

Resumo

O projeto consiste em um jogo que aborda o tema saúde mental, em que é apresentado a protagonista Gaia que devido a muitos problemas psicológicos perdeu parte de sua memória. O jogo é composto por seis salas que possuem temas variados como bullying, distúrbios alimentares, relacionamentos tóxicos, ansiedade, alcoolismo e depressão. Primeiramente o jogador é inserido na sala onde é recebido por um personagem secundário que lhe dá uma pequena introdução ao tema abordado e o encaminha a uma missão, as missões possuem uma jogabilidade variada como missões de timing, point and click e puzzles, o jogador deverá repetir a missão até que ela seja completada corretamente e com isso desbloquear uma memória da protagonista, essa memória vem em forma de uma cutscene com uma breve legenda comentando o trauma que o momento vivido gerou e após isso uma chave é liberada. Com todas as chaves conquistadas e consequentemente todas as missões cumpridas, o jogador tem o grande desfecho da história. Para o planejamento do Mind Layers, foi construído o GDD (game design Document), onde o jogo foi detalhado. O programa usado para a criação e desenvolvimento do jogo foi o Game Maker Studio 2. Ademais, para sua criação foi utilizado a linguagem GML, própria do Game Maker, as ferramentas de desenhos usadas foram: Paint.net, Aseprite e o Photoshop. Também foi utilizada a plataforma de compartilhamento de códigos, GitHub. O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento, até agora é um projeto muito desafiador e interessante para a equipe, objeto de grande aprendizagem para todos como já era esperado, até o momento a característica de aprendizagem mais desenvolvida foi o trabalho em equipe, como a organização dos deveres e a discussão em relação a diversas opiniões. Além das habilidades técnicas adquiridas muitos outros ramos foram estimulados, para a criação do jogo uma história e diálogos deveriam ser desenvolvidos, essa característica estimula diversos domínios, entre eles o desenvolvimento da criatividade dos participantes e a língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Linguagens, Códigos e suas tecnologias