Desenvolvimento de jogo bidimensional “Shmup”

Autores

  • Aline Amaral de Souza
  • Haidy Jandre
  • Lucas Eduardo Kreuch
  • Maria Clara de Souza
  • Luiz Ricardo Uriarte

Resumo

No atual projeto está sendo desenvolvido um jogo bidimensional “Shmup”, que se refere a um subgênero de jogos eletrônicos de tiro. O projeto denominado de Space Battle, consiste no desenvolvimento de um jogo de batalha espacial, onde o jogador tem como principais objetivos sobreviver o máximo de tempo possível, e para isso é preciso disparar contra os seus inimigos e evitar o ataque dos mesmos. Teve como inspiração os jogos de estilo Space Shooter - que se relaciona a um subgênero de videogame, com foco na derrota dos inimigos usando-se de armas dadas ao jogador, e Shoot’em Ups - onde o jogador pode se mover pela tela, para cima, para baixo e para os lados, sempre atirando para frente. O usuário irá iniciar o jogo após clicar na opção Jogar que está presente no menu principal, sendo direcionado após isso para uma interface de Dificuldade do Jogo com as opções de Normal, Difícil e Insano. Em seguida, depois de selecionar uma das opções, o jogador é levado então para a fase, onde a nave será posicionada no centro da extremidade inferior da tela. Nesse cenário, o jogo permite ao jogador mudar o tema das cores da interface, visando atender as pessoas com daltonismo, gerar uma pontuação a partir das naves e asteroides destruídos, assim, adquirindo moedas do jogo para fazer compras de outras aeronaves dentro do sistema de loja. Além de, também, ter a presença de efeitos sonoros, para uma melhor experiência de jogo. Durante uma partida também possui a presença de Power-Ups que surgem aleatoriamente após a destruição de uma nave inimiga, estes Power-Ups tem como intuito no jogo de dar vantagem, como, por exemplo, uma vida mais durável e tiros em dobro. Para o desenvolvimento deste projeto, estão sendo utilizadas algumas ferramentas, tais como: Visual Studio Code - editor de código, a plataforma Piskel para a elaboração dos pixels arts, Python 3 a principal linguagem de programação, utilizando-se da biblioteca Pygame, Pycharm - IDE, uso do repositório do Github para o aberto acesso de todos os integrantes ao trabalho, Gimp e JSON. Além disso, está sendo desenvolvido junto com o jogo um Game Design Document (GDD), em que cada nova mudança na elaboração do jogo é detalhada no documento, sendo então, atualizada para versões mais recentes. O projeto está em processo de finalização da acessibilidade para os daltônicos e com pensamentos em melhorias para outros tipos de acessibilidade e jogabilidade, podendo sofrer alterações no decorrer do tempo até o final do ano letivo. Pode-se concluir que o projeto trouxe experiências em trabalhos maiores para o grupo, e para um melhor estudo sobre a acessibilidade e jogabilidade ofertada pelo trabalho, além de aprimorar os conhecimentos em programação, engenharia de software, banco de dados e matemática aplicada à informática.

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Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Linguagens, Códigos e suas tecnologias