Lozzali

Autores

  • Bruno Maffezzoli Rodrigues
  • Davi Gabriel Krueger
  • Heloisa Loos Pasta
  • Yasmin Victória Alves de Souza
  • Ricardo de la Rocha Ladeira
  • Luiz Ricardo Uriarte

Resumo

O presente projeto trata-se de um jogo pedagógico, que de maneira didática utiliza da tecnologia a fim de lecionar os princípios dos conceitos silábicos para crianças na faixa etária de 04 (quatro) à 06 (seis) anos de idade. Dessa forma, iniciou-se o projeto fundamentado neste pensamento, inspirado no “Jogo mais difícil do mundo”. O propósito final do jogo é incentivar o aprendizado infantil de forma lúdica e fazer com que as crianças entendam a importância da alfabetização em suas vidas, a partir do entretenimento. O usuário iniciará o jogo no mapa denominado “Galáxia”, onde a personagem Lozzali se encontrará no canto superior esquerdo da tela. Dessa maneira, a mesma deverá se deslocar em uma missão de busca baseada na palavra destacada na tela. Na sequência da palavra oficial, o usuário encontrará as sílabas deste mesmo vocábulo, perdendo uma das vidas caso haja colisão com algum inimigo lançado pelos canhões. Ao final da conclusão da missão, a chave para abrir a porta ao novo mundo, conhecido como tema de “Natal”, terá de ser achada. Ao mesmo intuito, com outras palavras, as fases irão evoluindo de dificuldade, assim percorrendo outros universos, como também o tema da “Fazenda”. Para o desenvolvimento do jogo, a linguagem de programação Python, com a biblioteca “Pygame” está a ser aplicada. Além disso, os designs estão sendo desenvolvidos na demanda em que a programação se avança, na plataforma online Piskel. Ademais, foi elaborado um Game Design Document (GDD), onde cada passo tomado no desenvolvimento do jogo é especificamente detalhado, atualizando-o a determinada versão com os protótipos e versões mais recentes. Com o procedimento e desenvolvimento do jogo, que está nas retas finais, observa-se de maneira concisa as informações adquiridas a partir das diversas pesquisas realizadas. Dessa forma, conclui-se que os conhecimentos de pedagogia, programação, arte e comprometimento compreendidos com esse projeto são de extrema importância para a nossa formação de vida.

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Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Linguagens, Códigos e suas tecnologias