Metodologia para uma Aprendizagem Significativa através do Recurso ao Brincar

Autores

  • Ivana Regina Fraga de Jesus Escola Estadual de Ensino Fundamental América, Porto Alegre-RS
  • Maurício TAVARES PEREIRA IFRS - Campus Alvorada
  • Domingos Kimieciki Uniasselvi IERGS

DOI:

https://doi.org/10.21166/cpitt.v3i1.2916

Palavras-chave:

Recurso ao Brincar, Ensino Fundamental, Aprendizagem Significativa

Resumo

O estudo apresenta reflexões de como o professor pode desenvolver uma aprendizagem significativa e sólida, utilizando o brincar como recurso com as crianças que atualmente apresentam grande capacidade cognitiva pois surpreendem com suas hipóteses e questionamentos. Nesse sentido o lúdico é apresentado como uma ferramenta indispensável para desafiar e despertar a curiosidade das crianças, utilizando-se dos brinquedos, jogos e brincadeiras para desenvolver o conhecimento e a aprendizagem. Destaca que alguns professores já utilizam esses recursos, no entanto nem sempre, de forma consciente e contextualizada. Sendo assim, este estudo bibliográfico, busca orientar o professor para práticas que estimulam a valorização do brincar no processo de ensino e aprendizagem significativa para as crianças, tanto na educação infantil como no ensino Fundamental I.

Biografia do Autor

Ivana Regina Fraga de Jesus, Escola Estadual de Ensino Fundamental América, Porto Alegre-RS

Professora (Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais: Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento, Uniasselvi IERGS)

Maurício TAVARES PEREIRA, IFRS - Campus Alvorada

Doutorando em Psicologia Social (U.K., Argentina)
Mestre em Filosofia (Faculdade Jesuíta, Brasil)
Especialista em Filosofia (UFMG)
Licenciado em Filosofia (UFMG)

Domingos Kimieciki, Uniasselvi IERGS

Coordenador do Curso de Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais: Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento, Uniasselvi IERGS

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Publicado

2022-07-06

Edição

Seção

Artigos