Metodologia para uma Aprendizagem Significativa através do Recurso ao Brincar
DOI:
https://doi.org/10.21166/cpitt.v3i1.2916Palavras-chave:
Recurso ao Brincar, Ensino Fundamental, Aprendizagem SignificativaResumo
O estudo apresenta reflexões de como o professor pode desenvolver uma aprendizagem significativa e sólida, utilizando o brincar como recurso com as crianças que atualmente apresentam grande capacidade cognitiva pois surpreendem com suas hipóteses e questionamentos. Nesse sentido o lúdico é apresentado como uma ferramenta indispensável para desafiar e despertar a curiosidade das crianças, utilizando-se dos brinquedos, jogos e brincadeiras para desenvolver o conhecimento e a aprendizagem. Destaca que alguns professores já utilizam esses recursos, no entanto nem sempre, de forma consciente e contextualizada. Sendo assim, este estudo bibliográfico, busca orientar o professor para práticas que estimulam a valorização do brincar no processo de ensino e aprendizagem significativa para as crianças, tanto na educação infantil como no ensino Fundamental I.
Referências
BRASIL. Referencial Curricular nacional para a educação Infantil 1998
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Adeus professor, adeus professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente. 8º Ed. São Paulo: Cortez, 2004.
MELO, Belane Rodrigues de. A importância da brincadeira como recurso de aprendizagem. Disponível em: <http://www.faedf.edu.br/faedf/Revista/AR01.pdf>. Acesso em 15 de novembro de 2016
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília: Universidade de Brasília, 1999.
PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. RIZZI, Leonor e HAYDT, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança. Ed.Ática, 6º edição, Série Educação. 1997.
PIAGET,Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar,1975.
ROSA, Adriana P.; DI NISIO, Josiane. Atividades Lúdicas: sua importância na alfabetização. São Paulo: Juruá, 1999.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: sucata vira brinquedo. Petrópolis: Vozes, 1997.
SANTOS, Santa Marli Pires (Org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
WEISZ. Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.