EDITORIAL: Empreendedorismo de Base Universitária como Motor da Inovação

Autores

  • Illyushin ZAAK SARAIVA Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna http://orcid.org/0000-0001-8818-8084
  • Eduardo Butzen Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Ricardo Antonello Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

DOI:

https://doi.org/10.21166/cpitt.v3i1.2851

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica, Empreendedorismo de Base Universitária

Resumo

Esta edição do Caderno de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, dando continuidade ao propósito de disseminar a inovação tecnológica tanto no que diz respeito ao nível micro, na forma de novos produtos, processos e serviços de base tecnológica, quanto, no nível macro, expresso em novos métodos de análise e solução dos problemas da realidade, vem premiar esforços de pesquisadores das mais diversas áreas publicando um grupo de trabalhos de alta qualidade, fruto da criatividade e do rigor metodológico de equipes de investigação abstrata e times de pesquisa aplicada espalhados por todo o território nacional.

Desde seu surgimento em 2019, a revista traz o compromisso de mesclar os frutos do ecossistema de inovação de Luzerna-SC – um dos mais vibrantes do país, e que levou esta cidade a ser considerada naquele mesmo ano como o município com o maior número de Startups por habitante do Brasil (RODRIGUES, 2019) – com  os resultados de projetos de pesquisa os mais diversos e oriundos de todas as áreas do conhecimento, conforme a política editorial da publicação.

Assim, tem-se nesta edição de junho de 2021 do caderno a oportunidade de apresentar artigos de análise socioeconômica relativos às realidades local e nacional, bem como trabalhos apresentando novos processos, novos produtos e serviços desenvolvidos por brasileiros, no seio de instituições brasileiras, assim demonstrando-se novamente o gigantesco potencial de inovação do povo brasileiro, no qual se depositam esperanças de um futuro cada vez mais grandioso em termos do desenvolvimento técnico-científico, aliado à mudança para nova sustentabilidade ambiental.

Biografia do Autor

Illyushin ZAAK SARAIVA, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Especialista em Educação Empreendedora

Eduardo Butzen, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Especialista em Automação e Sistemas (UFSC), Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de tecnologia (UNICENTRO).

Ricardo Antonello, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Mestre em Ciência da Computação (UFSC);

Professor do IFC Campus Luzerna;

Diretor do Centro de Inovação de Joaçaba (Polo Inovale).

Referências

RODRIGUES, Fabrício. O que faz municípios catarinenses serem líderes nacionais na proporção de startups por habitante. In: SCINOVA. 2019. Disponível: <https://scinova.com.br/oque-faz-municipios-catarinenses-serem-lideres-nacionais-na-proporcao-de-startups-porhabitante/>. Acesso 12 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos