EDITORIAL: Empreendedorismo de Base Universitária como Motor da Inovação
DOI:
https://doi.org/10.21166/cpitt.v3i1.2851Palavras-chave:
Inovação Tecnológica, Empreendedorismo de Base UniversitáriaResumo
Esta edição do Caderno de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, dando continuidade ao propósito de disseminar a inovação tecnológica tanto no que diz respeito ao nível micro, na forma de novos produtos, processos e serviços de base tecnológica, quanto, no nível macro, expresso em novos métodos de análise e solução dos problemas da realidade, vem premiar esforços de pesquisadores das mais diversas áreas publicando um grupo de trabalhos de alta qualidade, fruto da criatividade e do rigor metodológico de equipes de investigação abstrata e times de pesquisa aplicada espalhados por todo o território nacional.
Desde seu surgimento em 2019, a revista traz o compromisso de mesclar os frutos do ecossistema de inovação de Luzerna-SC – um dos mais vibrantes do país, e que levou esta cidade a ser considerada naquele mesmo ano como o município com o maior número de Startups por habitante do Brasil (RODRIGUES, 2019) – com os resultados de projetos de pesquisa os mais diversos e oriundos de todas as áreas do conhecimento, conforme a política editorial da publicação.
Assim, tem-se nesta edição de junho de 2021 do caderno a oportunidade de apresentar artigos de análise socioeconômica relativos às realidades local e nacional, bem como trabalhos apresentando novos processos, novos produtos e serviços desenvolvidos por brasileiros, no seio de instituições brasileiras, assim demonstrando-se novamente o gigantesco potencial de inovação do povo brasileiro, no qual se depositam esperanças de um futuro cada vez mais grandioso em termos do desenvolvimento técnico-científico, aliado à mudança para nova sustentabilidade ambiental.
Referências
RODRIGUES, Fabrício. O que faz municípios catarinenses serem líderes nacionais na proporção de startups por habitante. In: SCINOVA. 2019. Disponível: <https://scinova.com.br/oque-faz-municipios-catarinenses-serem-lideres-nacionais-na-proporcao-de-startups-porhabitante/>. Acesso 12 mar. 2021.