A GÊNESE INSTRUMENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Margarete Farias Medeiros
  • Raquel Conceição da SILVA
Palavras-chave: Gênese instrumental; Geometria Dinâmica; Formação Inicial de professores;

Resumo

Apresentamos uma revisão sistemática realizada em bases de dados sobre pesquisas d o tema de gênese instrumental na formação inicial de professores de matemática num GDE GDE1. A busca restringiu se a artigos nas bases: Scopus, Engineering Village , Web of Science e Zb Math , da plataforma CAPES. Refinamos para publicações de 2000 a 2018 . A busca resultou em 70 artigos, dos quais apresentamos somente cinco nesse trabalho. Como conclusões, constatamos que a teoria da gênese instrumental se constitui como importante fundamento para analisar a apropriação tecnológica dos futuros professores de matemática.

Biografia do Autor

Margarete Farias Medeiros
Coordenadora do Projeto/IFC - CAS/Doutoranda PPGIE/UFRGS.  
Raquel Conceição da SILVA
Bolsista do projeto/Licenciatura em Matemática/IFC  
Publicado
2019-12-03