HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: E-BOOK – COMO SURGIRAM ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICOS?

  • Rosemary De Fatima De Assis Domingos
  • Taís Pereira da SILVA
  • Valdirene da Rosa ROCHO
  • Margarete Farias de MEDEIROS
  • Carla Sofia Dias, BRASIL
  • Rosemary De Fatima De Assis Domingos
  • Carla Margarete Ferreira dos SANTOS,
Palavras-chave: História da Matemática, Matemática, Metodologia.

Resumo

As escolas de ensino fundamental do município de Sombrio (SC), possuem projeto de incentivo à leitura, no qual todos os dias os alunos têm quinze minutos de leitura antes de iniciar as aulas. O projeto tem por objetivo de inserir neste contexto textos para este momento, relacionados com a História da Matemática, no entanto a elaboração de um e-book com estes textos torna-se acessível a todas escolas pertencentes a rede municipal e ainda expandir o projeto a demais escolas do ensino fundamental que são campo de estágio do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Avançado Sombrio. Quanto a escolha dos temas foi realizada com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, proposta curricular de Santa Catarina e nos conteúdos da Base Curricular Comum e organizados de forma em conformidade com o ano escolar. No entanto, considera-se que a inserção da História da Matemática como metodologia de ensino nas aulas de Matemática pode ser instrumento eficaz para o processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
2019-12-03