ROBÓTICA E EXTENSÃO TECNOLÓGICA NO INTERIOR CATARINENSE O Sucesso do Projeto de Robótica Pedagógica Lego® do IFC Luzerna

  • Vinícius Marcon Rodrigues da SILVA
  • Ruan Machado BECKER
  • Bianca Vieira
  • Matheus Souza de Lacerda
  • Illyushin Saraiva
  • Ricardo Antonello
  • Rafael Garlet de Oliveira
  • Raphael da Costa Neves
  • Marcelo Massoco Cendron
  • Ícaro Ilo da SILVA
Palavras-chave: Robótica Pedagógica, Extensão Tecnológica, Automação

Resumo

A robótica pedagógica Lego® iniciou em 1999 com o lançamento da linha Mindstorms®, sendo adotada em larga escala nos países industrializados. No Brasil, a realidade da escola básica e a baixa dotação orçamentária da educação impede utilização em larga escala dos robôs Lego® nas escolas, tanto pelo alto custo, quanto pela falta de capacitação de professores. Este trabalho, com metodologia quali quantitativa usando dados dos autores, analisa o desempenho do projeto de Robótica Pedagógica com Lego Mindstorms® financiada pelo IFC Campus Luzerna, iniciado em 2013, atualmente em sua 5ª edição. Resultados são expressivos, com dezenas de oficinas realizadas e centenas de participantes.

Publicado
2019-10-03