ESCOLAS DO SÉCULO 21: APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA BASEADA EM PROJETOS NO IFC - CÂMPUS CAMBORIÚ. CENTURY 21 SCHOOLS: LEARNING OF HISTORY BASED ON PROJECTS IN IFC - CÂMPUS CAMBORIÚ.

Autores

  • Maria Eduarda Gomes CARDOZO
  • Eduarda Brenda de FREITAS
  • Ivan Carlos SERPA

DOI:

https://doi.org/10.21166/micti.v1i1.1090

Palavras-chave:

Metodologia de ensino de História. Integração entre ensino médio e técnico. Aprendizagem baseada em projetos. Educação para a cidadania.

Resumo

A presente pesquisa investigou a aplicação de novas metodologias de ensino de História
junto aos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao nível médio do Instituto Federal
Catarinense – Câmpus Camboriú, Santa Catarina, Brasil, entre agosto de 2017 e maio de
2018. A metodologia adotada referenciou-se na “aprendizagem baseada em projetos”, cujo
foco são as motivações e necessidades dos alunos, a integração entre ensino e pesquisa e a
busca de alternativas viáveis à rotina monótona das salas de aula (CALVO, 2016). Duas
experiências de ensino foram investigadas nesta pesquisa: o teatro histórico e o
sambaqui/escola, sendo esta última uma produção original surgida deste trabalho de
pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que as metodologias ora investigadas tornam a
aprendizagem de História prazerosa, inspiradora e transformadora da realidade social dos
jovens.

Biografia do Autor

Ivan Carlos SERPA

 

 

Publicado

2020-01-29