OS NIVEIS DO RIO ITAJAÍ-AÇÚ E OS PERÍODOS DE CHEIAS: uma proposta de modelagem matemática THE RIVER LEVELS ITAJAÍ-AÇÚ AND THE FLOOD PERIODS: a mathematical modeling proposal

  • Ana Paula REIS
  • Luciana Formagi IGNACZUK
  • Danielle S. SCHVETCHER
  • Gabriele ALVES
  • Morgana SCHELLER
Palavras-chave: Ensino; Metodologia de Matemática; Anos Iniciais.

Resumo

O trabalho relata uma proposta de Modelagem Matemática (MM) elaborada durante
a disciplina de Metodologia e Fundamentos da Matemática. Para tanto, após a
vivência de prática de MM e estudo teórico, elaborou-se a partir desses uma
proposta cujo tema foi as cheias de Rio do Sul. Pode-se inferir que durante o
processo de elaboração o levantamento de questões relevantes aumentou ainda
mais o interesse no trabalho e a relevância da MM, uma vez que tema refere-se ao
contexto regional. Visualizou-se nela possibilidade de ensinar e aprender
matemática nos anos iniciais, além de perpassar pelas etapas da pesquisa.

Biografia do Autor

Ana Paula REIS

Ana Paula REIS; Luciana Formagi IGNACZUK; Danielle S. SCHVETCHER; Gabriele
ALVES; Morgana SCHELLER.

Publicado
2020-01-29