ESTUDOS DESCOLONIAIS: EPISTEMOLOGIAS DO SUL E EDUCAÇÃO

  • Geisi Bottcher
  • Regina Caon
  • Eliana Teresinha Quartiero
Palavras-chave: Estudos descoloniais; Epistemologias do Sul; Pedagogia descolonial.

Resumo

Levantou-se contribuições teóricas da Pedagogia Descolonial para questionar as dinâmicas pedagógicas, enquanto produtoras de desigualdades. Estas teorizações afirmam que o processo de colonização dividiu o mundo em locais avançados e outros a serem educados/colonizados, perpetuando verdades coloniais e reiterando um funcionamento de saber/poder que espacializa  classificações hierárquicas. Uma importante contribuição consiste em demonstrar que somos constituídos/formados por práticas pedagógicas que, desde a modernidade, nomearam o “outro” como: anormal, primitivo, diferente, diverso. As epistemologias do sul questionam a produção e ensino do conhecimento centrado no olhar ocidental europeu e sugerem realizar uma desconstrução das classificações do humano, desnaturalizando as categorias identitárias.

Publicado
2020-01-23