PROCESSOS EDUCATIVOS NAS ESCOLAS MULTISSER IADAS DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA SC

  • Francini Coelli Schneider Schwingel
  • Solange Aparecida Zotti
  • Liane Vizzotto
  • Silvia Fernanda Souza Dalla Costa
Palavras-chave: Escolas Multisseriadas; Proce ssos educativos; Memórias.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “História das Instituições Escolares Rurais Multisseriadas do Município de Concórdia: levantamento de fontes documentais e orais” (Edital 21/2017 PIBIC Af), e tem o objetivo de apresentar os processos educativos destas escolas, a partir da visão dos professores que atuaram em diferentes épocas. De caráter qualitativo, o estudo explorou 15 entrevistados sobre o planejamento, o processo de aprendizagem, os métodos de ensino e o sistema de avaliação. Consi deramos que as práticas educativas se caracterizaram tradicionais, contudo a diversidade é um aspecto positivo no processo de aprendizagem, bem como o compromisso dos professores com os alunos e a comunidade.

Publicado
2020-01-08