Análise da Distribuiçao Espacial da COVID-19 em Minas Gerais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Fernando Braga Carvalho
Herbert Pardini

Resumo

A COVID-19 é uma doença respiratória aguda que foi classificada como pandemia em 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde. Muitos esforços têm sido despendidos com o intuito de acompanhar e apresentar a distribuição espacial dos casos dessa doença e em várias escalas. São observadas abordagens metodológicas das mais diferenciadas, como mapas coropléticos e cartogramas, mapas com símbolos proporcionais, dinâmicos ou estáticos, além de gráficos e tabelas. Cada recurso adaptado às especificidades da escala ou do contexto regional. Com o objetivo de apresentar contribuições metodológicas para a representação de dados epidemiológicos, apresentamos a distribuição espacial dos casos confirmados da COVID-19 em Minas Gerais, até a data de 21 de junho de 2020, com uso de Cartogramas de Áreas Contíguas Univariados, de um Mapa Coroplético Bivariado e de um Mapa de Símbolos Proporcionais para a representação de dados relativos e absolutos. Os resultados evidenciaram a tendência de municípios com maiores populações ou maiores densidades demográficas apresentarem mais casos confirmados da doença e as medidas que relativizam os números absolutos de casos confirmados com a população residente, quando representados pelos cartogramas ou pelo mapa Coroplético Bivariado, revelaram informações que ficavam visualmente ocultadas pelas diferenças das áreas dos municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Braga Carvalho, P. F., & Pardini, H. (2020). Análise da Distribuiçao Espacial da COVID-19 em Minas Gerais. Metodologias E Aprendizado , 3, 159 - 166. https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1344
Seção
Mapas e desenhos industriais
Biografia do Autor

Paulo Fernando Braga Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), especialização em Educação Matemática pela FAFI-BH, mestrado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), doutorado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), pós-doutorado em Geografia pela UFMG . Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia-Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da graduação (departamentos de Matemática e de Geografia) e Coordena o curso de Pós-Graduação em Geoprocessamento de Análise Espacial na mesma instituição. Membro do Núcleo de Inteligência Social (NIS/PUC Minas). Tem experiência e atua nas áreas de Análise Espacial, Métodos Quantitativos, Estatística Espacial e Geografia da Saúde.

Herbert Pardini, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Mestrando em História na Universidade Federal de Viçosa (Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania), graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002), especialista em Gestão em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Possui 16 anos de experiência em consultoria nacional e internacional em projetos de turismo, meio ambiente e manejo de visitação em Unidades de Conservação. Atualmente atua em projetos que envolvem Geoprocessamento e Análise Espacial, trabalhando na elaboração de mapas web e impressos.

Referências

Brasil.io. COVID-19. Disponível em: https://brasil.io/dataset/covid19.Acesso em 22 jun 2020.

BREWER, Cynthia A. Design Better Maps: a guide for GIS users. Second Edition. California: ESRI Press. 2016.

GASTNER, M.T. and NEWMAN, M. Diffusion-based method for producing density equalizing maps. In: Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. 2004.

SCAPE Toad: not just one metric. In: Scape Toad. Disponível em: http://scapetoad.choros.place/. Acesso em 30 jun. 2020.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Distribuição dos casos de COVID-19. Belo Horizonte. Disponível em: http://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel. Acesso em 22 jun. 2020

STEVENS, Joshua. Bivariate Choropleth Maps: a how-to guide. In: joshuasevens.net. 2015. Disponível em: https://www.joshuastevens.net/cartography/make-a-bivariate-choropleth-map/. Acesso em 30 jun. 2020.

TYNER, Judith A. Principles of map design. New York: The Guilford Press. 2010.