Coleção de mapas temporais como auxílio na representação da difusão da COVID-19 no Estado de Santa Catarina Histórico entre 12/03/2020 e 11/05/2020

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vivian da Silva Celestino Reginato
Eduardo Augusto Werneck Ribeiro
Paulo Fernando Meilani
Samuel de Souza Fernandez
André Bozio

Resumo

A cartografia tem por finalidade apresentar informações precisas espacializadas na forma de mapas e simbologia específica e a análise de dados em epidemiologia se vale da cartografia há mais de 200 anos para representar os eixos de tempo, pessoa e lugar e verificar as possíveis associações entre exposição e efeito. Mais do que somente permitir a comunicação e o relato histórico, os mapas são suportes à tomada de decisão política em diversas oportunidades onde a informação geográfica é necessária. Para colaborar na tomada de decisão este trabalho tem por objetivo apresentar o histórico da COVID-19 por coleção de mapas temporais, utilizando como estudo de caso a difusão da doença no estado de Santa Catarina (SC) entre os dias 12/03/2020 e 11/05/2020. Como metodologia se realizou uma pesquisa histórica e documental, organização de banco de dados geográficos e também a produção de mapas temáticos. Como resultados foram produzidos relatos qualitativos diários e mapas da contaminação externa e comunitária da doença (mapas a cada 10 dias com os números de casos confirmados e óbitos). Conclui-se que a rota de difusão do COVID-19 coincidiu com a dos eixos rodoviários principais de SC, como o da BR-101, que articula os municípios litorâneos e pré-litorâneos do estado, bem como das BR-282 e BR-153, que integram os municípios do Oeste catarinense, notadamente Concórdia e Chapecó, importantes centros agroindustriais fortemente afetados pela doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da Silva Celestino Reginato, V. ., Ribeiro, E. ., Meliani, P. F. ., de Souza Fernandez , S. ., & Bozio, A. F. (2020). Coleção de mapas temporais como auxílio na representação da difusão da COVID-19 no Estado de Santa Catarina : Histórico entre 12/03/2020 e 11/05/2020. Metodologias E Aprendizado , 3, 102 - 113. https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1335
Seção
Mapas e desenhos industriais
Biografia do Autor

Vivian da Silva Celestino Reginato, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui pós-doutorado em Modelação Geográfica e Gestão Territorial pela Universidade Nova de Lisboa, possui doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Sensoriamento Remoto e graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Modelagem Geográfica e Análise Espacial, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Cadastro, Topografia, Cartografia Digital, Qualidade e Atualização Cartográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e controle de qualidade de produtos cartográficos/altimétricos, geração de bases cartográficas para SIG, modelagem tridimensional para simulação de cenários, identificação de áreas com potencial para geração de energia elétrica por fontes renováveis. Dá aulas de topografia para a graduação e aulas de modelagem conceitual para o Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (PPGTG). Atualmente coordena o projeto CoronaGIS.

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Docente permanente dos mestrados profissionais: Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (Blumenau) e Tecnologia e Ambiente (Araquari) e editor da Revista Metodologias e Aprendizado. Tem área de interesse em: Educação Profissional e Tecnológica, Inovação Tecnológicas, Geografia da Saúde, Geoprocessamento, Cartografia e Educação Ambiental.

Paulo Fernando Meilani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Geógrafo. Professor-Pesquisador. Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio de doutorado na Universidade Ca'Foscari de Veneza (UNIVE), na Itália. Especialista em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) pela Universidade do Algarve, em Portugal (UALg). Foi Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus, na Bahia, e Professor Adjunto Visitante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, no Paraná. Atualmente é Professor Adjunto Colaborador do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Como pesquisador tem experiência em Geografia Física (Geomorfologia) e em Geografia do Trabalho no Turismo. Integra o grupo de pesquisa do CNPq de "Estrutura, dinâmica e conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade" (BIOGEO) vinculado à FAED/UDESC. Publicações completas em: https://independent.academia.edu/PauloFernandoMeliani

Samuel de Souza Fernandez, ONIGEO - Geotecnologias Ltda.

Geógrafo (2011), Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC e sócio-diretor da Onigeo Geotecnologia Ltda. Entre 2008 e 2016 foi integrante do Laboratório de Geoprocessamento - Geolab/UDESC, onde desenvolveu pesquisas com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas - SIG/GIS, Avaliação Ambiental, Cartografia Temática, Sensoriamento Remoto e WebGIS.

André Bozio, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2018). Atualmente aluno regular de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (PPGTG) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador nas áreas de Mapeamento Geotécnico e Modelagem Conceitual, tem como tema de dissertação a Modelagem Conceitual de Banco de Dados Aplicada ao Mapeamento Geotécnico. Cursa MBA em Projeto, Modelagem e Execução de Estruturas e Fundações no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) em Florianópolis. Trabalha como laboratorista nos laboratórios de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE e como Diretor Técnico na empresa Becker Funilaria EIRELI.

Referências

Governo de SC anuncia recomendações de prevenção ao coronavírus para região de Concórdia. Disponível em: < g1.globo.com/sc/santa-catarina>. Acesso em: 08.mai.2020.

Heck, F. M., Nascimento Júnior, L., Ruiz, R. C. ., & Menegon, F. A. (2020). Os territórios da degradação do trabalho na Região Sul e o arranjo organizado a partir da COVID-19: A centralidade dos frigoríficos na difusão espacial da doença. Metodologias E Aprendizado, 3, 54 - 68. https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1332

IBGE. Censo demográfico: 2010. Disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html>. Acesso em: 15.Mar.2020.

O que é transmissão local, comunitária ou sustentada do Coronavírus? Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/06/o-que-e-transmissao-local-comunitaria-ou-sustentada-do-coronavirus.ghtml>. Acesso em: 02.mai.2020.

Portal de Dados Abertos do Estado de SC. Conjunto de dados anonimizados dos casos confirmados de COVID-19 no estado de Santa Catarina. Disponível em: . Acesso em: 15.mai.2020.

Ribeiro, E. A. W. Dinâmica de transmissão COVID19 em Santa Catarina. Disponível em: <https://www.net-dr.org/post/a-din%C3%A2mica-de-transmiss%C3%A3o-covid19-em-santa-catarina>. Acesso em: 15.mai.2020.

Rizzatti, M., Lampert Batista, N., Cezar Spode, P. L., Bouvier Erthal, D., Mauro de Faria, R., Volpato Sccoti, A. A., Petsch, C., Turba Costa, I., & Trentin, R. (2020). Metodologia de geolocalização para mapeamento intraurbano de COVID-19 em Santa Maria, RS. Metodologias E Aprendizado , 3, 8 - 13. https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1260

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP). 2020. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/>. Acesso em: 10.Abr.2020.

Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC). Boletim Novo Coronavírus – COVID - 19. 2020. Disponível em: <http://www.coronavirus.sc.gov.br/>. Acesso entre: 13.Mar.2020. e 12.Mai.2020.

Talaska, A., & Talaska, C. (2020). Incidência de COVID-19 (Sars-Cov-2) e fluxos de deslocamentos para serviços de saúde na Região AMAUC: Geotecnologias aplicadas aos estudos demográficos. Metodologias E Aprendizado, 3, 2 - 7. https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1261