O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Não será cobrada taxas de publicação ( no charge for article processing charges)
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Todos autores devem ter cadastro no ORCID . Os autores devem preencher informações uma pequena biografia sobre os autores e e endereço para correspondência.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • A referências bibliográficas devem também constar no formulário eletrónico. Os itens desta seção devem ter o espaço de um "enter" de distância entre os itens.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores
  • A revisão do manuscrito será feito pelo modelo double blind peer review. Os avaliadores são externos ao Instituto Federal Catarinense.
  • Os trabalhos submetidos estarão sob a licença Creative Commom “CC BY NC ND”
  • Os Mapas ou Desenhos Industrias (arquivo suplementar) devem ser submetidos no formato JPG ou JPEG, com resolução em 300 dpi

A revista Metodologias e Aprendizagem é de demanda contínua e aceita para publicação: artigos científicos, mapas , desenhos industriais, relatos de experiências, plano de aulas, entrevistas e resenhas em diversas áreas do conhecimento.  Todos os textos devem ser inéditos, isto é, não terem sido ainda publicados na forma impressa ou eletrônica (considerando-se também a publicação eletrônica em Anais de eventos).

A revista não cobra taxa de submissão (no article processing charges).

A revista adota a política de Acesso Aberto. Baseia-se na premissa de que o conhecimento científico é um bem público e, portanto, deve estar disponível a todos.

Todos os avaliadores são voluntários e externos a instituição (Instituto Federal Catarinense).

Diretrizes para avaliação

As diretrizes de avaliação está estruturada nos itens a seguir:

1. RELEVÂNCIA DO ARTIGO

- O manuscrito apresenta novidade ou relevância científica (tema, teoria, método, resultado)?

2. ESTRUTURA TEXTUAL

- O título, o resumo/abstract e as palavras chave representam uma boa idéia do manuscrito como um todo?

3. INTRODUÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

- Faça uma avaliação sobre a introdução,a problematização e o objeto do trabalho.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

- Avalie se é contemplado o estado-da-arte sobre o assunto e se são utilizadas obras relevantes sobre o tema.

5. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

- Avalie se os métodos e as técnicas de pesquisa utilizados permitiram a obtenção de resultados consistentes.

6. ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

- Comente se há consistência na análise dos dados e se a discussão dos resultados é adequada.

7 - CONCLUSÃO DO PARECER

-Recomendação Final:

Aprovado (   )   Correções obrigatórias (    )    Encaminhar novamente para a avaliação (   )    Reprovado (   )

Todo material encaminhado para publicação está sujeito às deliberações do Conselho Editorial e à ação do Conselho de Revisores.

Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

Os resumos e palavras-chaves devem ser redigidos em português, espanhol e inglês.

As referências bibliográfica devem também ser inseridas na ficha de submissão da revista.

Os autores devem ter cadastro no ORCID 

Os textos deverão ser postados no sistema da revista, mediante senha de acesso, com as devidas revisões, incluindo a gramatical e a ortográfica. Textos que não estejam em concordância com a temática da revista ou com as normas de submissão serão imediatamente recusados e devolvidos aos autores.

Os  autores são responsáveis pelas ideias expostas em seus textos, como também pela adequação técnica, correção gramatical e ortográfica e a veracidade das informações apresentadas. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados.

Os autores seguirão as orientações dos formatos de acordo com a seção indicada.

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética, propriedade intelectual e abertura de processos, informamos:

  1. Os autores devem visitar os websites do COPE (http://publicationethics.org) e Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (http://cepsh.ifc.edu.br/) que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.
  2. Antes da submissão, os autores devem atentar para os seguintes passos:

- Artigos que contenham dados ou análises de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- Artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- Somente devem ser incluídos na lista de autores aqueles pesquisadores que participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo. O editor da RMA poderá solicitar explicações formais sobre a participação na produção do artigo dos autores que subscrevem o texto, visando a decidir sobre a aceitação ou não da submissão da forma como a autoria foi informada;

- No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, nos termos das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, documento comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa. Preferencialmente os autores nacionais podem submeter a folha de aprovação da pesquisa em Comitê de ética em Pesquisa como documento suplementar.

Orientações para submissão das seções da revista:

Resumo, palavras-chave e referências são obrigatórios e devem constar no formulário de submissão.  

1 - Memorais:

Este espaço é para relatar a trajetória do acadêmico até a chegada ao mestrado. As publicações atenderão apenas por indução dos editores.

2 - Artigos:

Seção principal da revista, para artigos originais e inéditos, preferencialmente adotando o modelo de documento disponível aqui.

Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.

O documento pode ter de 3000 a 9000palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências), tamanho 12, espaço simples, fonte Times New Roman. Para as margens, todas 2,5 cm. As referências devem estar na última versão da ABNT.  As figuras devem estar em resolução 300 dpi.

3 - Mapas e Desenhos Industriais:

A seção Mapas e Desenho Industrial é voltada para divulgação das metodológicas cartográficas com o layout final de mapas temáticos, bem como o layout final do produto do desenho industrial. Nesta seção será composta por dois documentos. O primeiro que abordará o contexto, as etapas metodológicas e considerações finais da trabalho. O documento pode ter de 1000 até 2000 palavras (descontando resumo, título, palavras chaves e referências), tamanho 12, espaço simples, fonte Times New Roman. Para as margens, todas 2,5 cm. As referências devem estar na última versão da ABNT.  As figuras devem estar em resolução 300 dpi.

As imagens também devem ser enviadas em separadas, tanto as que compõem o texto como o mapa final ou desenho industrial.

O segundo documento, submeter como "Resultado de pesquisa” na opção de upload. O layout final pode ser no formato A4, A3 e A2 no formato jpg ou jpeg, resolução com 300 dpi. Tamanho máximo 10 megabytes.

4 - Relato de Experiência:

Esta seção é destinada a relato de experiências acadêmica, atividade de extensão ou  ação ensino.  O documento pode ter de 1000 até 2000 palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências), tamanho 12, espaço simples, fonte Times New Roman. Para as margens, todas 2,5 cm. As referências devem estar na última versão da ABNT.  As figuras devem estar em resolução 300 dpi. 

As imagens também devem ser enviadas em separadas, submeter como "Resultado de pesquisa” na opção de upload. O layout final pode ser no formato A4, A3 e A2 no formato jpg ou jpeg, resolução com 300 dpi. Tamanho máximo 10 megabytes.

5- Plano de Aula:

A seção Plano de Aula é destinada ao compartilhamento e problematização de sequencias didáticas ou propostas metodológicas inovadoras que interagem com recursos didáticos (analógicos ou digitais) para promoção e construção do conhecimento. O documento pode ter de 1000 até 2000 palavras (desconsiderando o resumo, título, palavras chaves e referências), tamanho 12, espaço simples, fonte Times New Roman. Para as margens, todas 2,5 cm. As referências devem estar na última versão da ABNT.  As figuras devem estar em resolução 300 dpi.

As imagens também devem ser enviadas em separadas como "Resultado de pesquisa” na opção de upload. O layout final pode ser no formato A4, A3 e A2 no formato jpg ou jpeg, resolução com 300 dpi. Tamanho máximo 10 megabytes.