A revista Metodologias e Aprendizados (ISSN: 2674-9009)  adota a polítca de acesso aberto e tem como escopo temas que discutam metodologias e tecnologias no desenvolvimento de novas pesquisas e na inovação tais como: novas abordagens téoricas e práticas nas disciplinas,  atividades aplicadas em ações de extensão, produtos educacionais e propriedades intelectuais.  Neste sentido, os assuntos serão amplos e multidisciplinares. Desta forma, a revista aceitará manuscritos ligados à produção, organização, difusão e utilização da informação e do conhecimento em todos os campos do saber.  A avaliação dos artigos é feita pelo modelo double-blind review. 

 

Peridicidade

A publicação é  anual, na forma de volumes temáticos. 

 

Política e Informações de Acesso Aberto (Open Access Information and Policy)

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ CC BY NC SA] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica).

 

O processo de avaliação pelos pares

Os trabalhos são submetidos, sem a identificação do autor. O editor chefe fará a verificação dos critérios iniciais (Desk Review). Aprovado o manuscrito, será enviado à aprovação de 2 avaliadores de acordo com o tema do texto (Blind peer review process). Em caso de empate, o editor-chefe fará avaliação final.

 

Seções da Revista

A revista tem 5 seções:

1 - Memorais ;

2 - Artigos;

3 - Mapas e Desenhos Industriais;

4 - Relato de Experiência e;

5- Plano de Aula

Todas as instruções para as respectivas seções poderão ser acessadas em  Submissões

 

Política Antiplágio  e más-condutas em pesquisa

Antes de serem enviados para a avaliação pelos pareceristas, os artigos submetidos à Revista Metodologias e Aprendizagem passam por análise prévia de normalização, sendo submetidos ao software  PLAGIARISMA (http://plagiarisma.net/) para detecção de possíveis plágios em arquivos de texto.

Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores ou de si mesmos, que eles sejam devidamente citados. Praticar plágio ou autoplágio em todas as suas formas é inadmissível.

Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido referente a indicações apontadas pelos sistemas digitais utilizados.

Caso um plágio seja realmente identificado, o manuscrito será sumariamente devolvido ao autor.