IFSIMULA

  • Marlon Cordeiro Domenech
  • Otto Frey Martins
  • Débora de Lima Velho Junges
  • Tiago Lopes Gonçalves

Resumo

Introdução. ​O IFC - Campus Fraiburgo oferece diferentes cursos, e cada um possui características
particulares: realização de diversas atividades complementares à sala de aula que possibilitam a
organização e aplicação de metodologias de ensino como também espaços-tempo e ferramentas
educacionais distintas. Um exemplo destaque desta organização é o Curso Técnico em Informática
Integrado ao Ensino Médio, cuja carga horária total do curso é de 3780 horas, exigindo a organização
de dois períodos (matutino e vespertino) diários letivos. Para que os alunos não estivessem em aula
as 8h diárias, a organização didática do Campus propôs a criação de horários (identificados como
AA) para realização de atividades complementares, como, entre outras, a definição de tempo útil para
escolha do aluno das prioridades de estudo que ele pretender. Este projeto de ensino,
compreende-se como um dos exemplos existentes no Campus de possibilidade de qualificar a
utilização do tempo do aluno a fim de oferecer oportunidades de aprendizagem que complementam
sua formação e/ou contribuam com a mesma e, em certa medida, favoreçam a diminuição de índices
de reprovações. O IFSIMULA será, para todos os cursos da instituição, um espaço de atividades de
aferição (ou, até mesmo, auto-aferição) como, também, uma forma de estudo autodidata de
permeiam toda atividade educativa. O projeto tem, como objetivos: 1) Contribuir com a formação dos
estudantes permitindo a auto-aferição de determinados conhecimentos e o estudo autodidata; 2)
Construir um banco de questões que contemple as disciplinas do Curso Técnico em Informática
Integrado ao Ensino Médio, do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do PROEJA;
3) Disponibilizar as questões em formato de Simulado; 4) Atrair alunos para participarem como
usuários dos simulados criados.
Materiais e Métodos. ​A metodologia será composta: 1) pelo mapeamento, por área do
conhecimento, das questões dos últimos 5 anos de várias provas e exames, como ENEM (realizado
com base nas provas e gabaritos do próprio INEP), Olimpíadas Brasileiras de Matemática, Biologia,
Geografia, História, Linguística, Informática e Física, vestibulares das Universidades Federais do Sul
do Brasil, ENADE, POSCOMP e concursos públicos de cargo superior, médio e médio-técnico das
bancas CESPE (UnB), FEPESE e Fundação Carlos Chagas (estes últimos dos últimos 2 anos,
apenas); 2) pela captação de questões junto aos docentes dos respectivos cursos; 3) pela criação de
estrutura de questões no Moodle para realização dos simulados (com auxílio do setor de TI do IFC
Campus Fraiburgo, será criada uma estrutura de questões e simulados que ficará disponível aos
alunos); 4) pela divulgação dos simulados criados entre os alunos dos respectivos cursos do IFC
(será realizada por meio da divulgação em sala de aula, murais do Campus e e-mails enviados aos
alunos, divulgando o uso dessa ferramenta); 5) pela criação de um canal de feedback (será criado
utilizando o Google Forms, visando feedback sobre questões que poderiam ser incluídas, questões
com respostas equivocadas e sugestões diversas); 6) também será feita uma categorização das
questões e simulados para que seja funcional para o público-alvo, haja vista que há uma
multiplicidade de áreas do conhecimento e questões que atravessam diversas áreas.
Resultados esperados. ​Com este projeto, espera-se construir um banco de questões e, com base
neste, simulados que contemplem o itinerário formativo dos alunos. Além da construção desses
simulados, espera-se que os discentes utilizem a ferramenta como reforço escolar, para auto-aferição
de conhecimentos, preparação para vestibulares, estudo autodirigido e, por fim, estimular a pesquisa
por conta própria (quando o discente não souber o porquê de uma determinada resposta estar certa
ou errada e, com isso, tomar a iniciativa de investigar sobre). Também espera-se que os docentes
façam uso da ferramenta em seus componentes curriculares, como forma de apoio às atividades de
ensino. Para além dos resultados imediatos, o impacto esperado se vincula à ampliação do tempo de
estudo dos discentes, refletindo em desempenho acadêmico superior. Para os discentes envolvidos,
a articulação com a pesquisa se dará durante o aprendizado sobre como estruturar as questões e os
simulados no Moodle, uma vez que isso não é de domínio destes e serão sua responsabilidade
durante o projeto.

Publicado
2019-10-23
Seção
Resumos