PHYSICAL FITNESS APP

  • Vladimir Schuindt
  • Alceu Matteucci JUNIOR
  • Sigfried Eduardo SEISL
  • Thauan Neivor DORNELLES

Resumo

Introdução. Orientações baseadas em evidências científicas, que trazem os cuidados e caminhos para alcançar uma rotina saudável (BRASIL, 2014; GARBER et al., 2011; SBME, 2009), pelo aprimoramento da Aptidão Física Relacionada à Saúde (AFRS) (resistência cardiorrespiratória; composição corporal; aptidão muscular - força/ resistência muscular; e flexibilidade), através de uma tecnologia de acesso facilitado, utilizando smartphones e/ou tablets, pode ser uma ação estratégica de promoção de saúde pública, para interromper e/ou reverter a evolução do avanço epidêmico das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s). Assim sendo, o objetivo do presente projeto é desenvolver um aplicativo voltado à adoção de um estilo de vida saudável.

Materiais e Métodos. Os procedimentos da pesquisa serão iniciados pelo estudo bibliográfico e identificação dos requisitos para o aplicativo móvel (WAZLAWICK, 2009), este último conforme Sommerville (2011). Trata-se de um estudo no qual será desenvolvido um aplicativo para auxiliar à obtenção de níveis adequados da AFRS para ser “baixado” e instalado em telefones celulares com sistema Android (SILVA, 2012). Para seu desenvolvimento, serão utilizadas as seguintes linguagens: JavaScript; Bootstrap; e HTML e CSS. Estabelecendo as necessidades funcionais do aplicativo, bem como as suas nomenclaturas, buscar-se-à implementar um design do aplicativo com objetivo de incentivar a adesão do usuário público-alvo à ferramenta proposta.

Resultados esperados. A proposta de pesquisa, encontra-se na fase de capacitação dos estudantes, no âmbito do desenvolvimento mobile e banco de dados (ANGELOTTI, 2010), conforme planejamento inicial, e espera-se como resultado o desenvolvimento do aplicativo para dispositivos móveis ao aprimoramento da AFRS às comunidades locais e regionais, visando interromper e/ou reverter a evolução do avanço epidêmico das DCNT’s.

Publicado
2019-10-23
Seção
Resumos