CADERNETA DE SAÚDE DO(A) ADOLESCENTE

  • Vladimir Schuindt
  • Alceu Matteucci JUNIOR
  • Antonio Joares dos Santos JUNIOR
  • Guilherme Romualdo GARBINI
  • Luiz Eduardo Gerlach CARINHATO
  • Luiz Felipe Mattos FERREIRA

Resumo

Introdução. A implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA) (de menina e de menino) (BRASIL, 2010, 2012) nas unidades básicas de saúde (UBS) e nas escolas torna-se um instrumento recomendado de apoio aos profissionais no atendimento aos adolescentes, favorecendo a atenção integral à saúde e valorizando o adolescente como sujeito de direitos (BRASIL, 2007, 2013). No entanto, o recurso impresso da CSA pode não ser o mais atrativo para o perfil infanto-juvenil, de 51.402.821 pessoas, 36,89% da população brasileira (BRASIL, 2017), onde uma abordagem alternativa seria um recurso tecnológico atual, no caso do presente trabalho, uma tecnologia de aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e/ou tablets) que empodere o usuário quanto ao cuidado de seu próprio bem-estar físico, emocional, psicológico, espiritual e social, bem como ao acompanhamento das transformações que ocorrem em seu corpo e as informações sobre os seus direitos. Assim sendo, o objetivo do presente projeto é desenvolver o aplicativo para dispositivos móveis da CSA.

Materiais e Métodos. Os procedimentos da pesquisa serão iniciados pelo estudo bibliográfico e identificação dos requisitos para o aplicativo móvel (WAZLAWICK, 2009), este último conforme Sommerville (2011). Trata-se de estudo no qual será desenvolvido um aplicativo da CSA para ser “baixado” e instalado em telefones celulares com sistema Android (SILVA, 2012). Para seu desenvolvimento, serão utilizadas as seguintes linguagens: Apache Cordova; JavaScript e JQuery Mobile; HTML e CSS; SQLite; e Bootstrap. Sendo estabelecidas as necessidades funcionais do aplicativo, bem como as suas nomenclaturas, buscar-se-à implementar um design do aplicativo com objetivo de incentivar a adesão do usuário público-alvo à ferramenta proposta.

Resultados esperados. A proposta de ensino, encontra-se na fase de capacitação dos estudantes, no âmbito do desenvolvimento mobile e banco de dados (ANGELOTTI, 2010), conforme planejamento inicial, e espera-se como resultado o desenvolvimento do aplicativo para dispositivos móveis da CSA.

Publicado
2019-10-23
Seção
Resumos