PROJETO MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO RENDIMENTO COMPETITIVO ATLÉTICO - PROMARCA

  • Vladimir Schuindt
  • Alceu Matteucci JUNIOR
  • Jonathan William de Oliveira MILANI
  • Victor Maurício de ALMEIDA

Resumo

Introdução. O PROMARCA é uma proposta de Projeto de Ensino do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) do IFC - Campus Fraiburgo, reapresentado, no contraturno escolar em espaços físicos específicos às atividades esportivas definidas, no ambiente escolar e comunitário. Assim sendo, o objetivo do presente projeto é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, como forma de inclusão social, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos/ atletas regularmente matriculados, preferencialmente os atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE), nos cursos presenciais técnicos de nível médio, graduação e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do IFC - Campus Fraiburgo, desde que atendam aos critérios à participação nos Jogos Universitários Catarinense (JUCs), nos eventos esportivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), nas etapas especificadas a seguir: I - Jogos Internos do IFC - JIFC - Etapa Interna; II - Jogos da Rede Federal - JIFSul - Etapa Região Sul; III - Jogos da Rede Federal - JIFs - Etapa Nacional e nos eventos esportivos escolares realizados pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE): Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), Joguinhos Abertos e Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC).

Materiais e Métodos. As atividades são compostas por treinamentos das modalidades: Atletismo, Basquetebol/3x3, Futsal, Handebol, Voleibol, Vôlei de praia, Tênis de mesa e Xadrez, em três sessões semanais, de 30 minutos, em Fraiburgo/SC, com acompanhamento do coordenador e/ou do bolsista/ colaboradores voluntários. A proposta pedagógica do PROMARCA baseia-se, em parte, pelas Diretrizes do Programa Segundo Tempo (BRASIL, 2016) e pelas Orientações do Esporte na Escola (BRASIL, 2013). O instrumento de avaliação do PROMARCA é o Manual de testes e avaliação, versão 2016, do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) (GAYA; GAYA, 2016).

Resultados esperados. Diretos: Melhora na relação dos indivíduos com sua realidade social; Melhora das competências pessoais, sociais, cognitivas dos indivíduos; Melhora da autoestima dos indivíduos; Melhora das capacidades e habilidades motoras dos indivíduos; Melhora na aptidão física e condições de saúde dos indivíduos; Produção de conhecimento, de acordo com a tríade pesquisa, ensino e extensão. Indiretos: Diminuição do enfrentamento de riscos sociais; Melhora no rendimento escolar dos indivíduos envolvidos; Diminuição da evasão escolar; Oportunidade de trabalho e experiência para profissionais e estudantes do curso de Licenciatura/ Bacharelado em educação física na Região do do IFC - Campus Fraiburgo; Melhora da infra-estrutura esportiva da instituição.

Publicado
2019-10-23
Seção
Resumos