YOUTUBE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS CANAIS ESPECIALIZADOS EM ENSINAR MATEMÁTICA ESCOLAR

  • Débora de Lima Velho Junges Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo
  • Amanda Gatti
  • Lucas Pereira da Rosa

Resumo

Conforme apontado pelo relatório do movimento Todos Pela Educação (2017), somente 7,3% dos estudantes concluintes do Ensino Médio atingem níveis satisfatórios de aprendizado em matemática, um dado alarmante da Educação no Brasil relacionada a essa disciplina. Considerados como de difícil aprendizagem por muitas pessoas, os conteúdos da matemática escolar são tratados em diversos vídeos no Youtube. Inclusive, há uma quantidade significativa de canais que focam na questão do ensino da matemática. Tomando como tema de pesquisa o cenário do ciberespaço vinculado ao ensino e à aprendizagem da matemática por meio do Youtube, esta pesquisa tem como objetivo analisar as principais características dos canais brasileiros do Youtube especializados em transmitir/ensinar conteúdos matemáticos, com vistas a responder ao seguinte questionamento: quais são as principais características dos canais brasileiros especializados em transmitir/ensinar conteúdos matemáticos? Para alcançar o objetivo da pesquisa, foram elaborados quatro objetivos específicos: 1. Elencar os cinco canais brasileiros do Youtube especializados em transmitir/ensinar conteúdos da matemática escolar que possuam maior número de inscrições. 2. Descrever as principais características dos canais brasileiros do Youtube especializados em transmitir/ensinar conteúdos matemáticos. 3. Comparar as principais características dos canais brasileiros do Youtube especializados em transmitir/ensinar conteúdos matemáticos. 4. Identificar se os usuários dos canais analisados demonstram compreensão do conteúdo curricular de matemática abordado com o suporte das videoaulas do Youtube.

Biografia do Autor

Débora de Lima Velho Junges, Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo

Doutora (2017) e Mestre (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2010). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais atuando junto ao Instituto Federal Catarinense. É membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS) e do Grupo Interdisciplinar Pomares do Saber (GIPS) que integram o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Interessada principalmente nos seguintes temas: educação matemática e práticas pedagógicas.

Publicado
2019-10-23
Seção
Resumos