ESTUDANDO POR VÍDEOS: A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

  • Débora de Lima Velho Junges Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo
  • Amanda Gatti

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os resultados de um estudo que procurou verificar e analisar a utilização do Youtube como ferramenta de aprendizagem. A fundamentação teórica é vinculada à autores que abordam a temática das tecnologias educacionais. A metodologia utilizada se constituiu na aplicação de um questionário online com alunos que frequentavam o Ensino Médio. O exercício analítico identificou, dentre outros aspectos, a seguinte recorrência: a grande maioria dos participantes da pesquisa acreditavam que o acesso e a visualização de vídeos disponíveis no Youtube, relacionados à aprendizagem e à construção do conhecimento, influenciavam de forma positiva em seu desempenho escolar.

Biografia do Autor

Débora de Lima Velho Junges, Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo

Doutora (2017) e Mestre (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2010). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais atuando junto ao Instituto Federal Catarinense. É membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS) e do Grupo Interdisciplinar Pomares do Saber (GIPS) que integram o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Interessada principalmente nos seguintes temas: educação matemática e práticas pedagógicas.

Publicado
2019-10-23
Seção
Artigos